Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/catarina/web/revistacatarina.com.br/public_html/wp-includes/post-template.php on line 284

Volvo Cars: veículos com plásticos reciclados

Criar marcas que vivam o conceito de sustentabilidade atualmente tem sido um desafio, que se aplica também a marcas que já estão no mercado, e precisam acompanhar as mudanças que vão muito além de uma tendência de consumo passageira. Uma empresa com viés sustentável é um negócio inteligente, pois ela tem o poder de melhorar e refinar a forma como funciona e se apresenta no mercado. Sustentabilidade é sobre fazer mais com menos.

Seguindo o conceito de sustentabilidade a Volvo Cars, anunciou que, a partir de 2025, pelo menos 25% dos plásticos utilizados em todos os novos modelos serão de materiais reciclados. Complementando a iniciativa a marca com sede na suécia desenvolveu um trabalho de aproximação  entre a indústria e os fornecedores das matérias primas, visando otimizar o desenvolvimento dos novos produtos.  Para dar vida ao projeto e demonstrar a viabilidade desse compromisso, a marca lançou uma versão especialmente construída do XC60 T8, o seu utilitário esportivo híbrido plug-in, idêntico ao modelo existente, mas com vários de seus componentes plásticos substituídos por plástico reciclado.

“Estamos comprometidos em minimizar a operação ambiental global. O cuidado com o meio ambiente é um dos valores centrais da Volvo e continuaremos a encontrar novas maneiras de incorporar isso ao nosso negócio. Esse carro e nossa ambição em relação ao uso de plásticos reciclados são exemplos desse compromisso”. Disse Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Cars.

O interior sustentável do XC60 T8  tem um console de fibras renováveis e plásticos de redes de pesca e cordas marítimas descartadas. No piso, o carpete contém fibras feitas de garrafas PET e uma mistura de algodão reciclado de sobras de fabricantes de roupas. Os assentos também usam fibras PET de garrafas plásticas. Bancos de carros usados da Volvo foram usados para criar o material absorvente de som sob o capô do modelo.

“Já trabalhamos com alguns grandes fornecedores quando se trata de sustentabilidade. No entanto, precisamos aumentar a disponibilidade de plásticos reciclados se quisermos tornar nossa ambição uma realidade. É por isso que pedimos que mais fornecedores e novos parceiros se juntem a nós para investir em plásticos reciclados e nos ajudar a concretizar nossa ambição”. Afirma Martina Buchhauser, vice-presidente sênior de Compras da Volvo Cars, sobre a necessidade de viabilizar a matéria prima.

O lançamento do utilitário XC60 T8 com plásticos reciclados foi realizado no Ocean Summit durante a parada da Volvo Ocean Race em Gotemburgo, que tem como foco promover uma regata a vela sustentável, que está centrada na parceria com a campanha das Nações Unidas de despoluição dos oceanos.

“A extensa reciclagem e reutilização de plástico é vital aos nossos esforços para inverter a poluição do plástico. A iniciativa da Volvo de integrar resíduos de plástico no design de sua próxima frota de carros estabelece um novo padrão, que esperamos que outros na indústria automotiva sigam. Isso prova que esse problema pode ser resolvido por meio do design e da inovação”. Afirmou Erik Solheim, chefe das Nações Unidas Ambiental.

A iniciativa para utilizar  plásticos reciclados é a declaração mais progressista em torno do uso de plástico reciclado por qualquer fabricante automotivo premium.  Em 2017, a empresa anunciou um compromisso pioneiro na indústria em eletrificar todos os novos carros lançados após 2019. No mes passado a marca definiu duas açoes que complementam a nova iniciativa da marca, uma delas e o comprometimento da em  erradicar os plásticos descartáveis em todas as suas instalações e eventos até o final de 2019, e afirmou também que as vendas de veículos elétricos devem representar 50% das unidades comercializadas globalmente da marca em 2025. Em termos de instalações, a Volvo Cars pretende ter operações de fabricação neutras em relação ao clima até 2025. Em janeiro deste ano, a fábrica de motores em Skövde, na Suécia, tornou-se sua primeira instalação neutra em relação ao clima. Afirmando o compromisso da Volvo Cars em reduzir seu impacto no meio ambiente em todas as operações e produtos.

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*