Tudo sobre a 35° edição do Panorama da Arte Brasileira

Nesse último dia 25 deu-se o ​start para a 35º edição do Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, que se estende até dia 17 de dezembro. A mostra existe com o objetivo de prestigiar a arte contemporânea ao redor do país. Esse ano o tema da exposição é “Brasil por Multiplicação”, que prestigia a diversidade cultural, seguindo uma tendência mundial dos últimos anos. Luiz Camillo Osorio, curador do evento, conta que se inspirou​ ​em​ ​dois​ ​textos​ ​para​ ​organizar​ ​a​ ​edição.

O primeiro foi Esquema Geral da Nova Objetividade, de Hélio Oiticica. “O que se faz aqui é uma homenagem ao texto de Oiticica a partir de questões ali escritas que, ainda hoje, continuam pertinentes” diz Luiz. O texto fala de posição política, ética, tendência para proposições coletivas, entre outros assuntos, e foi escolhido por apresentar tantas semelhanças​ ​com​ ​o​ ​Brasil,​ ​mesmo​ ​tendo​ ​escrito​ ​em​ ​1967.

Já o segundo texto usado, Nacional por Subtração, escrito por Roberto Schwarz tem como pauta a identidade brasileira, advinda da mistura de culturas que, historicamente, afetaram nosso país. “A singularidade deveria ser vista como construção de um próprio em constante metamorfose. Ou seja, como multiplicação identitária e não como subtração originária em busca​ ​de​ ​uma​ ​essência​ ​formadora”​ ​complementa​ ​o​ ​curador.

A mostra contará com profissionais não só das artes visuais, mas também da arquitetura, dança e cinema. Entre eles estão Barbara Wagner e Benjamin de Burca, Cadu, Dora Longo Bahia e Marcelo Silveira, além de colaborações com grupos como o Coletivo Mão na Lata, o Complexo da Maré e o IbãHuniKuin, uma equipe acreana composta por índios HuniKuin, que​ ​serão​ ​responsáveis​ ​pelo​ ​Projeto​ ​Parede​ ​durante​ ​o​ ​Panorama.

Para​ ​valores​ ​e​ ​mais​ ​informações,​ ​acesse​ ​o​ ​site​ ​do​ ​Museu​ ​de​ ​Arte​ ​Moderna,​ ​​aqui​.

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*