Très Deyò – Moda + Projeto Social

A Très Deyò (tranças de fora, em crioulo) é um projeto social que surgiu como trabalho de conclusão de curso, no Centro Universitário Estácio, idealizado por Táisse Marcos de Souza. Destinada à imigrantes e refugiados residentes na Grande Florianópolis, a instituição começou com a apenas quatro haitianas, utilizando a locação da própria universidade e o Espaço Cultural Armazém Coletivo Elza para a produção das suas bolsas. “Recolhemos retalhos, aviamentos e tecidos que seriam postos fora por indústrias locais e ensinamos a essas pessoas costura e técnicas manuais para dar vida ao que seria lixo” conta a idealizadora.

A primeira coleção, intitulada ANCESTRAIS será lançada até o final de setembro, e algumas peças estão sendo apresentadas em primeira mão aos leitores da Revista Catarina. Táisse também explicou um pouco do processo de confecção: Através da resinificação de fios, barbantes e retalhos a coleção trabalha formas retangulares nas suas bolsas, cria novas tramas artesanalmente em teares de pregos, que intercalam cores e tecidos em retas, investindo em fios e retalhos soltos. As peças foram resultado de resíduos da marca de moda praia Areia e Bronze, de São José – SC. As mulheres aprenderam a tecer e explorar a criatividade desenvolvendo designs exclusivos de superfícies, e podemos perceber o emponderamento que isso gerou, já que muitas chegaram aqui sem abrigo, sem emprego e sem conhecer a língua local.

O projeto é uma iniciativa privada, que atualmente conta com a idealizadora, sete mulheres haitianas e alguns voluntários, como Durval Travassos Neto e o espaço LONA Criativa. “Estamos nos estruturando para atender mais imigrantes e refugiados que nos procuram, mas ainda temos um caminho a percorrer. Queremos criar oportunidade atrás da moda e você pode fazer parte dessa história adquirindo as peças do projeto ou entrando em contato conosco” diz Táisse.

Aqui vão algumas informações para quem desejar saber mais sobre a iniciativa:

E-mail: [email protected]
Facebook
Instagram

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*