TheFutureDoesntSuck : Bacardi + Lonely Whale iniciativa para a redução de plástico no planeta

Mudanças estão sendo exigidas pelos consumidores em geral que acompanham o dia a dia das empresas e passam a questionar suas ações. O Planeta está pedindo ajuda e as marcas como um todo passam a se posicionar e encontrar soluções sustentáveis que auxiliem na construção de um novo mundo. O desenvolvimento sustentável passa a ser uma ferramenta importante que une empresas e consumidores em torno de um objetivo comum o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento justo da sociedade.

Uma marca que acaba de anunciar seus novos projetos na linha sustentável foi a Bacardi Limited, maior grupo privado de bebidas no mundo, que juntamente com a Lonely Whale, organização sem fins lucrativos premiada e dedicada a impactar positivamente a saúde de nosso oceano, anunciaram na última semana que uniram forças para ajudar a livrar o meio ambiente de plásticos de uso único, incluindo a meta de eliminar um bilhão de canudos descartáveis até 2020. Além disso, a Bacardi anunciou seu compromisso de rever sua cadeia de suprimentos global, com o objetivo de remover resíduos plásticos que não sejam essenciais e plásticos não-recicláveis de uso único.

Por meio de uma série de colaborações, eventos, e calls-to-action corporativos e de marca em todo o mundo, a Bacardi incentivará consumidores, clientes e todos aqueles que desejem apoiar a iniciativa, a participar da campanha intitulada #TheFutureDoesntSuck. “Trabalhar com nossos clientes e consumidores na redução de plástico de uso único é um passo importante para ajudar a combater a poluição”, disse Rick Wilson, vice-presidente sênior de Responsabilidade Corporativa da Bacardi. “Os itens descartáveis de plástico estão entre o lixo mais comum em nossos oceanos, e estamos pedindo que nossos consumidores digam ‘Sem canudo, por favor’ a cada pedido de coquetel, para que juntos possamos ter impacto.”

“Em 2016, a Bacardi liderou a indústria de bebidas com a primeira campanha #NoStraws, com foco na eliminação do canudo descartável de seus coquetéis. Em 2017, a Lonely Whale ampliou essa liderança, criando um dos mais celebrados movimentos globais em torno do canudo descartável com nossa iniciativa Strawless Ocean a qual buscava remover 500 milhões de canudos do lixo dos Estados Unidos”, disse Dune Ives, diretor executivo da Lonely Whale. “Agora, em 2018, celebramos o poder combinado da Bacardi e da Lonely Whale em reduzir em um bilhão a quantidade de canudos descartáveis até o ano 2020. Temos certeza de que esta será uma das campanhas ambientais mais impactantes desta década”.

TheFutureDoesntSuck começa formalmente em Londres, Inglaterra, onde a marca de rum BACARDI® e a Lonely Whale mobilizaram consumidores e empresas a trabalharem juntos para alcançar uma redução radical do consumo de canudos descartáveis em toda a cidade. A campanha é apoiada com uma série de ilustrações que comunicam o impacto devastador de canudos de plástico nos oceanos do mundo. No Brasil, o combate ao uso de canudos também vem ganhando força. Dos drinks estratégicos trabalhados pelas marcas do grupo, apenas o Mojitão usa canudo. Porém, são fornecidos canudos biodegradáveis para os clientes com o intuito de diminuir o impacto ambiental.

A icônica marca de rum eliminará os canudos de plástico descartável de seus eventos, ativações de música e do BACARDÍ Rum Truck, enquanto se compromete a usar copos de papel biodegradável em todas as ativações do Reino Unido. Além disso, a BACARDI no Reino Unido doará os lucros da venda de ingressos de seus eventos de música na Casa Bacardi, que terão lugar ao longo de junho e julho em Londres, Manchester e Birmingham, à iniciativa Strawless Ocean da Lonely Whale. No outono, a atividade terá continuidade na América do Norte à medida que a marca de rum ativa o movimento em todas as suas principais atrações musicais.

Em apoio à iniciativa, a sede global da Bacardi em Bermuda lançou um novo programa de treinamento para parceiros,distribuidores, bares e restaurantes que oferecem alternativas aos canudos de plástico. Nos Estados Unidos, onde tem sido relatado que aproximadamente 500 milhões de canudos são usados e descartados a cada dia, a Bacardi continuará realizando parcerias para promover canudos biodegradáveis, ou coquetéis sem canudo. A Bacardi e a Lonely Whale irão expandir o programa na China e se concentrar seus esforços em dez líderes do setor de hospitalidade e de bebidas destiladas para fortalecer a adoção do compromisso.

“Todos os dias, temos um exército de pessoas visitando bares e restaurantes ao redor do mundo. Nossos funcionários compartilharão essa campanha com nossos clientes e consumidores, e todos aqueles que queiram contribuir com a eliminação de plásticos descartáveis”, acrescentou John Burke, diretor global de marketing da Bacardi. “Mas, queremos fazer mais. Nos últimos dois anos nos enfocamos na campanha #NoStraws. Agora é a hora de analisar o problema do plástico de uso único para determinar como podemos eliminá-lo na cadeia de suprimentos da Bacardi e continuar construindo um futuro mais sustentável. Acredito que através de colaborações como esta, com a Lonely Whale, a qual une a sociedade e os negócios, podemos fazer mudanças impactantes para garantir que #TheFutureDoesntSuck.”

“Quando a Lonely Whale analisou as diversas maneiras pelo qual poderiam reduzir a poluição de plásticos e ajudar a vida marinha, a eliminação dos canudos era um bom começo. Estima-se que só nos Estados Unidos se consumam quase 500 milhões de canudos descartáveis todos os dias. Removendo os canudos de nossas vidas diárias podemos, portanto, ter um enorme impacto positivo sobre a saúde dos nossos oceanos”, acrescentou Ives. “Mas os canudos são apenas o começo. Nosso compromisso com a Bacardi promete atrair, surpreender e educar os indivíduos em todas as áreas demográficas e geográficas e incentivá-los, como a Bacardi, a ir além e trabalhar de forma colaborativa para garantir que #TheFutureDoesntSuck. “

Tanto a Bacardi quanto a Lonely Whale apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030, compostos por objetivos e metas estabelecidas para estimular a ação em áreas críticas para a humanidade e o planeta. Ambas acreditam que, por meio de parcerias com governos e outras empresas do setor privado, podem obter um impacto positivo em muitos desses objetivos.

Para participar desta campanha global, visite www.thefuturedoesntsuck.org. Lá, as pessoas podem declarar seu compromisso de garantir que #TheFutureDoesntSuck, se comprometendo a acabar com o uso de canudos descartáveis e a recrutar restaurantes, hotéis, bares e outros locais para que se unam à campanha. Os estabelecimentos podem registrar seu compromisso e desafiar os outros a fazer o mesmo, para que juntos possamos garantir que #TheFutureDoesntSuck.

Práticas como essas revelam mais sobre o engajamento da empresa do que sobre a comunicação oficial. É preciso não apenas comunicar sobre o desenvolvimento sustentável, mas também fazê-lo com sustentabilidade. Ter, de fato, um engajamento sério com a responsabilidade social corporativa é um pré-requisito. Esperamos que as empresas sigam cada vez mais nesse foco e de fato pratiquem ações voltadas para os cuidados com o planeta.

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