Sete exposições imperdíveis em 2015

O cenário cultural brasileiro está movimentado e, cada vez mais, presente no calendário mundial. Recentemente, passaram pelo país mostras de Yayoi Kusuma, Salvador Dalí, Marina Abramovic e Ron Mueck. O último, exposto na Pinacoteca, em São Paulo, bateu recorde de visitações, com mais de 400 mil pessoas. Agora, é a vez dos brasileiros se encantarem com as obras do surrealista Miró e do modernista Picasso, ambos espanhóis. Os amantes das artes podem ficar animados, pois ainda há muito por vir. Pensando em um roteiro cultural macro, selecionamos as principais exposições nacionais e internacionais para incluir na sua programação nos próximos meses.

✈ São Paulo

Kandinsky: tudo começa num ponto – Centro Cultural Banco do Brasil
A exposição reúne mais de uma centena de obras e objetos do artista russo. Com curadoria de Evgenia Petrova e Joseph Kiblitsky, a mostra não só apresenta a vida e as ideias de Wassily Kandinsky (1866-1944), como leva os visitantes a conhecerem suas influências e o relacionamento com outros artistas. Kandinsky foi um dos mais renomados mestres da pintura moderna, pioneiro e fundador da arte abstrata.

Quando: De julho a 28 de setembro

Frida Kahlo e as mulheres surrealistas no México – InstitutoTomie Ohtake
Serão expostas obras de Frida Kahlo, artista mexicana e uma das maiores pintoras do século 20 que ficou conhecida por seu trabalho único e por refletir como ninguém o universo feminino. Frida é o nome central da mostra, que também contará com artistas importantes como Maria Izquierdo, Remedios Varo e Lenora Carrington.

Frida1Quando: Em setembro

✈ Rio de Janeiro

Tarsila e as mulheres modernas – MAR (Museu de Arte do Rio)
Chiquinha Gonzaga, Pagu, Olga Benário, Clarice Lispector, Elizabeth Bishop, Tarsila do Amaral, Lina Bo Bardi, Carme Miranda e Rachel de Queiroz. A exposição Tarsila e as mulheres modernas do Rio apresentam obras de mulheres no campo das artes visuais, música, dança, literatura, teatro e arquitetura que trouxeram inovações estéticas, políticas e socioculturais entre os anos de 1870 e 1950.

0449.tifQuando: De maio a setembro de 2015

✈ Paris

Jeanne Lanvin – Palais Galliera
A Casa de Alta Costura Jeanne Lanvin, que continua em atividade, acaba de completar seus 125 anos de funcionamento. Para celebrar, o renomado museu de moda Palais Galliera exibe uma retrospectiva inédita, no intuito de apresentar o que melhor se faz nessa casa de costura parisiense, criada por Mademoiselle Jeanne, em 1889.

Quando: Até 23 de agosto

Yves Saint Laurent – DS World Paris
A mostra conta com trinta e seis imagens clicadas por Pierre Boulat, renomado fotógrafo da revista americana Life, e por sua filha, Alexandra Boulat. Pierre foi cúmplice e testemunha privilegiada do trabalho de Yves Saint Laurent tanto no desenvolvimento de suas coleções quanto na intimidade de seus apartamentos parisienses.

Quando: 11 de junho a 10 de setembro

✈ Milão

Salvatore Ferrgamo – Boutique conceito 10 Corso Como
Uma seleção de modelos – dos 15 mil criados por Salvatore – em edição limitada da Ferragamo’s Creations revela a genialidade do sapateiro, como gostava de ser chamado, no uso do couro, madeira, palha e, principalmente, da ráfia, que se tornou um elemento diferencial nas criações concebidas nos anos 1930.

Quando: Até 31 de agosto

✈ Hamptons

Selfies & Portraits of the East End – Guild Hall
Como os artistas se vêem; como são suas próprias selfies? Estes são alguns dos tópicos examinados na exposição Selfies & Portraits of the East End. Ahn Duong, Linda Alpern, Ross Bleckner, Jack Ceglic, Ann Chwatsky, Chuck Close,  Katie Fischer, Eric Fischl e Cornelia Foss são alguns dos nomes que compõe a mostra.
After-we-foughtQuando: De 20 a 26 de junho

Por Julia Lindner
@juliatlindner

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*