Protagonismo social Feminino nas periferias do RJ e SP

Acontece hoje no Rio o evento organizado pelo British Council , que promove o protagonismo local e ações sociais em periferias. As ações do projeto vem para capacitar os moradores e mostrar novas opções profissionais, culturais, encorajar as comunidades, propiciar iniciativas empreendedoras, e tentar modificar a realidade dessas comunidades.

Algumas das ações e iniciativas apoiadas pelo Active Citizens (Cidadãos Ativos) em 2016 e 2017:

– Formação de doulas no Complexo do Alemão;

– Projeto de uma escola de cinema no Morro da Providência;

– Iniciativa para a valorização de um museu a céu aberto que guarda parte da história da Baixada Fluminense.

O que conecta essas três ações é o fato de serem criadas e geridas por mulheres, e impactar a realidade de suas comunidades através de projetos desenvolvidos por seus próprios moradores. O fato do projeto ter protagonismo de mulheres, meninas e jovens como sua principal característica é empoderador dentro das comunidades, onde as ações realizadas já capacitaram 500 pessoas em 30 periferias dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Durante o evento será lançado o Edital para Projetos de Ação Social, voltado para os participantes do programa nos últimos dois anos, que poderão receber aportes de até R$ 3 mil para desenvolver suas iniciativas, além de acompanhamento e treinamentos realizados pela plataforma Atados.

“É muito importante que o Brasil seja representado nessa rede de projetos, que existe no mundo inteiro, apoiando o fortalecimento de líderes comunitários e jovens, com treinamentos e capacitações. Active Citizens é sobre a construção de confiança, entre e dentro das comunidades. Fazemos isso apoiando as pessoas que desejam agir em questões locais e globais, dando-lhes capacidade de mobilizar outras, criar sociedades mais inclusivas e resilientes e abrir caminho para futuras parcerias internacionais mais fortes no futuro”, afirma Martin Dowle, diretor do British Council Brasil.

Para saber mais sobre a programação do evento acesse o site British council.

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*