Projeto Ponte propõe intercâmbio musical

Uma música brasileira, que é remixada na Europa e ganha videoclipe artístico em território nacional. Já imaginou o resultado? Essa é a proposta do projeto Ponte, idealizado para estabelecer um canal entre jovens artistas de diferentes países. Dentro desta proposta, são apresentadas três formas de linguagem: som, vídeo e arte.

Criado como plataforma digital livre pela produtora Cactus, do italiano Giovanni Pirelli, em colaboração com Ludovico Schilling, músico e produtor que vive entre Londres e Milão, o programa ambiciona impulsionar a produção contemporânea brasileira e apresentar as tendências do mercado europeu de música eletrônica.

Nesta primeira etapa, o Selo Risco selecionou seis bandas independentes da cena paulistana: Caio Falcão e o Bando, Charlie & os Marretas, Grand Bazaar, Luiza Lian, Memórias de um Caramujo e O Terno. Uma canção de cada grupo foi escolhida por Schilling e enviada ao coletivo de música eletrônica Doomy, na capital inglesa. Durante seis meses, os produtores europeus reconstruíram as faixas originais com remixes.

Coube a Helena e Caio Guerra, os Irmãos Guerra, criar um “videoarte” para cada música. Os jovens diretores e roteiristas que, em 2014, conquistaram o prêmio de melhor clipe nacional do Festival de Clipes e Bandas, assumiram a criação de três vídeos e convidaram outros três diretores para dividir a tarefa: o cineasta francês Aliocha, a diretora italiana Valentina Sutti e o artista audiovisual brasileiro Victor Pardinho.

O resultado de todas essas trocas é apresentado no site do projeto, que foi lançado dia 28 de maio, com a música Me Tema, de Luiza Lian. As outras obras serão lançadas mensalmente até novembro. A página é trilíngue (português, inglês e italiano, por conta da origem dos criadores do projeto) e traz informações sobre os artistas e processos de desenvolvimento de cada faixa musical, com links para downloads gratuitos das músicas.

Próximos lançamentos
Quimpassi
11 de junho – faixa original Charlie & Os Marretas, remix Doomy, vídeo Irmãos Guerra
Afrodite
09 de julho – faixa original Caio Falcão e O Bando, remix Doomy e vídeo Valentina Sutti
O Sino
13 de agosto – faixa original Memórias de um Caramujo, remix Doomy e vídeo Victor Pardinho
Yaz Dirdiri
10 de setembro – faixa original Grand Bazaar, remix Doomy e vídeo Aliocha
Bote ao Contrário
08 de outubro – faixa original O Terno, remix Doomy e vídeo Irmãos Guerra

Saiba mais: http://projetoponte.com/#presente

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*