Pinacoteca de São Paulo lança publicação realizada por moradores de rua

5 (2)

A Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, realiza o lançamento da publicação “Plural”, com textos e imagens produzidas por pessoas em situação de rua do centro de São Paulo. Realizado desde 2008, o projeto é fruto da parceria entre a Pinacoteca, por meio do Núcleo de Ação Educativa, dentro do Programa de Inclusão Sociocultural – PISC, e duas casas de convivência, Casa de Oração do Povo da Rua e a Casa Porto Seguro, localizadas próximas ao museu.

A ação se baseia em oficinas de artes semanais nas casas de convivência e em visitas educativas regulares ao museu, conjugando prática e reflexão sobre arte. O trabalho foi organizado em diferentes módulos, partindo do desenho até chegar às técnicas gráficas como monotipia, tipografia, serigrafia e xilogravura. Ao mesmo tempo, além das visitas educativas, foram realizados encontros para relacionar a criação de imagens com a de textos de caráter poético, propondo um diálogo entre ambos.

Em Plural, a produção textual poética dos participantes da ação extramuros é protagonista. Os textos reunidos na publicação foram selecionados entre aqueles produzidos durante as oficinas que foram conduzidas por educadores, artistas visuais e poetas. Alguns educadores como Yili Rojas propuseram experimentações visuais com a tipografia e a combinação de palavras e letras que foram impressas como pequenos cartazes pelos próprios autores; Fabio Weintraub resgatou a memória de provérbios e ditos populares; Valdeck de Garanhuns reconquistou a sextilha característica da literatura de cordel em jogos orais; Allan da Rosa apresentou como ponto de partida um jogo associativo de palavras. Alberto Martins propôs uma combinação de palavras sorteadas ao acaso, com base nas quais os participantes propuseram sucessivos arranjos para figurar um poema coletivo. Por fim, Fabiana Faleiros trabalhou com a síntese e a concisão do haicai.

 

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*