Os novos caminhos da moda

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A rapper Nicki Minaj e a editora chefe da Vogue Amaérica Anna Wintour no desfile da Carolina Herrera – Verão 2012 no Mercedes Benz Fashion Week.

Com a massificação da internet nos últimos anos e o crescente número de blogs, a indústria da moda, assim como qualquer outra sofreu drásticas mudanças. Ao mesmo tempo em que as grifes se aliavam aos bloggers em busca de divulgação em massa, aos poucos o conceito de exclusividade (tão admirado por muitos que trabalham nesse mercado) ficava cada vez mais extinto. Se há pouco tempo a ordem era fechar negócio a qualquer custo com a blogueira da vez, hoje quando essa parceria acontece é escolhido a dedo aquela que mais se aproxima do DNA da marca. A conexão deu voz a muitas pessoas, algumas realmente tinham o que falar e destacaram, enquanto outras perdiam a oportunidade de ficarem quietas e desfrutaram de um sucesso passageiro.

Alguns pontos que mostram essas mudanças são as modificações propostas pela IMG, empresa responsável pela organização da Mercedes Benz Fashion Week de Nova York. Para a temporada de prêt-à-porter Inverno 14/15 que tem desfiles marcados entre os dias 06 e 13 de fevereiro, foram divulgadas algumas alterações para tentar resgatar o conceito de exclusividade da semana de moda e para combater a saída de importantes estilistas da tenda principal.

Veja os croquis de 11 marcas que desfilaram na semana de moda de Nova York.

Mesmo com o credenciamento do público reduzido em 20%, e dificultando a entrega de convites, nessa temporada o Lincoln Center continua a perde forças com a saída de Diane von Furstenberg e Michael Kors, que vão para o Spring Studios na 50 Varick Street, no centro da cidade. Vera Wang (que não participa do calendário oficial) fará seu show no Dia Center for the Arts, no Chelsea, enquanto Oscar de La Renta usará seu próprio showroom para receber um seleto grupo de convidados. O estilista Marc Jacobs vai ocupar mais uma vez o 69th Regiment Armory, e Alexander Wang vai fazer seu desfile no Brooklyn. O motivo? Todos querem fugir dos grandes shows do Lincoln para se relacionar com quem realmente importa. Mas será que o consumidor final ou a blogueira que é a intermediária dele não importa tanto quanto um comprador ou editor de moda?

Confira aqui o line-up oficial da Nova York Fashion Week.

Em contrapartida, quando todos dizem que as tendas foram invadidas por blogueiros, celebridades e fotógrafos de street style, que estão ali apenas pelos looks do dia e não pelos looks da passarela, o Tumblr anuncia que irá credenciar sete blogs de Nova York para acompanharem de perto pela primeira vez tudo que irá acontecer durante esses oito dias de desfiles. A iniciativa do site é fornecer visibilidade aos escolhidos e enaltecer a importância dos blogs. Em sua sétima edição, o programa que teve inicio em fevereiro de 2011, já revelou nomes como Jessica Quirk do blog What I Wore, que não muito tempo depois publicou um livro baseado em seu canal e John Jannuzzi, recentemente nomeado editor digital sênior da GQ.

Ao mesmo tempo, que esse turbilhão de coisas acontecem, Cathy Horyn, editora de moda do The New York Times, deixou o jornal dias atrás depois de 15 de casa. Segundo uma declaração oficial, Cathy deixou seu cargo no NYT por razões pessoais, para ficar mais tempo com seu parceiro, Art Ortenberg, que está com problemas de saúde e pode se beneficiar de sua presença em casa. Com a saída de Cathy, ela que é uma das mais importantes críticas de moda do mundo, tudo volta ao inicio e diversos outros questionamentos surgem: é o fim dos blogs de moda? Quem será o novo nome ao ocupar o cargo no NYT? Até que ponto essa tal de exclusividade beneficia e prejudica as marcas?

Texto: Antônio Turnes

Imagem divulgação.

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