O olhar sensível de Viviane Sassen

VivianeSassen4

A fotógrafa de moda Viviane Sassen, 43, passou parte da infância no Quênia. Ao retornar para a Holanda com a família, sentiu-se como uma estrangeira em sua terra natal, desconectada do seu país. Desde os 20 anos, apesar de ter se estabelecido em Amsterdã, Viviane viaja duas vezes ao ano com o marido e o filho para a África (onde eles criaram uma missão hospitalar), fazendo registros incríveis. As fotos já foram premiadas no Prix de Roma, em 2007, além de terem sido expostas na Bienal de Veneza, em 2013.

O trabalho de Viviane apresenta o contraste entre imagens cuidadosamente construídas e cenas cotidianas, deixando o observador sem saber quais fazem parte de suas construções artísticas e quais são espontâneas. Sua linguagem visual diferenciada é articulada por uma profunda consciência das percepções formais da pintura, escultura e fotografia, bem como um senso de cor e as ressonâncias óticas de padrão e design.

Viviane começou a estudar moda na Escola de Artes de Arnhem, onde juntou dinheiro extra trabalhando como modelo, especialmente com os designers Viktor e Rolf. Dois anos depois de receber seu diploma, ela percebeu que se interessava mais em estar por trás da câmera. Desde então, já publicou imagens em revistas como Vogue, Dazed & Confused e Another Magazine. Stella McCartney, Missoni, Acne, Adidas e Miu Miu também fazem parte do portfólio da fotógrafa. Confira abaixo um pouco do trabalho de Viviane na África.

VivianeSassen3

VivianeSassen5

VivianeSassen8

VivianeSassen10

VivianeSassen11

VivianeSassen12

VivianeSassen6

VivianeSassen7

VivianeSassen16

VivianeSassen17

VivianeSassen18

VivianeSassen13

VivianeSassen15

Confira mais aqui.

Por Julia Lindner
@juliatlindner

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*