O futuro da moda circular: 143 metas até 2020

Mais de 142 marcas de moda internacionais assinaram o  “2020 Circular Fashion System Commitment ” e estabeleceram 143 metas para acelerar a transição da industrial atual para o sistema de moda circular. As empresas participantes do projeto já disponibilizaram  seus objetivos individuais de circularidade para o público.

As 64 empresas líderes da indústria da moda, que equivalem a 7,5% da indústria total, estipularam no final de 2017 estratégias circulares para seus negócios, seguindo as mudanças propostas na Cúpula do Copenhagen Fashion Summit de 2017, que é o maior evento de moda sustentável do mundo.

Todos as estratégias traçadas desde o lançamento do projeto, foram revisados pela Global Fashion Agenda e BSR. “Uma vez que as 64 empresas assinaram o compromisso, tive muita curiosidade em conhecer os objetivos de cada empresa”, comentou Eva Kruse, CEO da Global Fashion Agenda. “Nós já analisamos todos os 142 objetivos, embora as áreas de foco e o nível de engajamento varia de empresa para empresa, mas todas compartilham uma característica comum ao tomar medidas de transição para uma indústria de moda circular. Eu acho isso muito encorajador “

Foram estabelecidas quatro seções gerias no projeto para que as empresas possam escolher e elaborar suas metas e propostas. A primeira delas é a implementação de estratégias de design para ciclabilidade, que obteve o maior índice de adesão contando com 55 metas, seguida pelo  aumento do volume de roupas usadas coletadas, aumento do volume de peças usadas vendidas e aumento da parcela de roupas feitas de fibras têxteis recicladas pós-consumo.

A data para a publicação do primeiro relatório de anual do projeto será lançado em maio desse ano (2018) pelas A Global Fashion Agenda,  e irá demonstrar o desempenho de cada proposta e empresa durante os primeiros meses.

 

Fonte: Global Fashion Agenda

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*