O diretor de beleza Bruno Cândido fala das alegrias e desafios da carreira

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O toque leve da beleza assinada por Bruno Cândido parece combinar com sua personalidade. Mineiro de fala mansa, o maquiador já soma 10 anos de carreira à frente de campanhas, editoriais e desfiles, recentemente assumindo a direção de beleza do Minas Trend. Sua agenda disputada apenas confirma a seriedade com que leva cada trabalho. “Hoje, posso dizer que entendo o processo por completo e o nível de responsabilidade,” afirma. Para a nossa equipe, Bruno fala de seus desafios, de seu processo de criação e dos produtos que são seus aliados no backstage.

 

Revista Catarina: Bruno, como você conceitua a beleza de um desfile?

Bruno Cândido: Eu sempre procuro saber qual é a fonte de inspiração de cada marca. Às vezes não dá para absorver todas as referências, então eu vejo a cartela de cores, dou uma olhada na coleção, peço para que o cliente me passe a sugestão dele. Porque, sejamos honestos, na hora do desenvolvimento, o estilista já sabe o estilo da mulher para quem cria. E aí eu vejo ali o que eu posso sugerir, sabe, mas eu sempre tento deixar a marca falar mais. Se eu achar que precisa de um acabamento, um retoque, para que a leitura venha com mais cara de desfile, aí eu falo. Mas é sempre um trabalho em conjunto.

 

RC: Como foi a experiência de assumir a direção de um evento como o Minas Trend?

BC: Eu participei da temporada passada, mas o evento tinha outro formato. Agora foi o momento de eu me envolver em todos os desfiles ao assinar a direção da beleza. Então para mim, é a primeira vez. Dei o meu melhor, porque entendo as dificuldades, os desafios. Hoje, posso dizer que entendo o processo por completo e o nível de responsabilidade, em qualquer situação.

 

RC: É uma evolução que vem com a experiência.

BC: Sim, e estou caminhando para evoluir cada vez mais. Este foi um ano de muitas conquistas. Trabalhei com a Naomi, por exemplo e ela gostou do meu trabalho! Fico feliz com isso, tento fazer as coisas da melhor maneira possível. Isso é meu trabalho. Eu não me considero um artista. Acho que existem, sim, artistas de beleza. Mas não me enquadro nisso. Sou daqueles que pega o briefing, segue o que está escrito e preza pelo trabalho em equipe.

 

RC: Como você lida com a correria do backstage?

BC: Eu amo, eu me preparei a vida inteira para isso. Desde quando comecei como voluntário, quando minha função era segurar a maleta do diretor e correr atrás dele, eu dizia, “ai meu Deus, é isso que quero para a minha vida, me ajuda!” Então hoje é uma alegria. Não me importo com o estresse. Não me importo com quem tem cara emburrada, porque eu sei que está todo mundo cansado, né? Faz parte. Eu tento dar o meu melhor, tento absorver só o que vale a pena. Desconsidero as coisas que acho que vêm para agredir, porque quando estamos no olho do furacão, temos que estar preparados para tudo. Eu tenho muita fé em Deus e peço para ele me conduzir.

 

Bruno Cândido em ação.

Bruno Cândido em ação.

RC: O que está em alta agora?

BC: A pele leve está muito em alta. Os primers, a maquiagem transparente, a pele bem hidratada, sem afetação. Ainda vamos ver o olho marcado, a boca marcada, a variação de textura. Mas tudo isso vem com um molhado, um metalizado. Uma mulher limpa, com cara de bonita.

 

RC: E o que nunca sai de moda?

BC: Para mim, o cabelo natural. Eu amo cabelo natural. Eu acho até que a escova é uma aliada, mas eu zelo pela naturalidade. Eu acho lindo uma mulher que assume os cabelos crespos. Uma mulher de cabelo ondulado com volume. Sempre vou optar por isso.

 

RC: Que produtos você recomenda para nossos leitores?

BC: Eu tenho usado os corretivos da Make Up For Ever e estou amando. Gosto muito das bases da Tom Ford, porque o acabamento é muito bom. A Quem Disse, Berenice tem produtos muito interessantes, tenho ficado bem satisfeito com os resultados. A Contem 1g tem um primer matte com um ótimo resultado que equivale aos internacionais. E não posso deixar de citar a MAC, que é um grande parceiro e eu acho que tem a cartela de cores mais diversificada do mercado.

 

Texto: Camila Beaumord

Imagens: Bruna Barros

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