Nova exposição da Bienal Brasileira de Design explora a impressão 3D

A nova exposição da Bienal Brasileira de Design mostra os avanços recentes da tecnologia de impressão digital em áreas que vão desde joias à reprodução fiel de estátuas e à criação de formas que traduzem emoções humanas.

 

O que se vê nessa mostra é somente um prenúncio da tecnologia que está por vir, mas a grande vantagem é que já está disponível e acessível a qualquer um – orgulha-se Freddy van Camp, o curador geral da Bienal.

Concebida pelo designer e pesquisador Jorge Lopes, que comanda o laboratório de tecnologia 3D da PUC-Rio, a mostra apresenta obras de designers brasileiros e internacionais. Estão lá os protótipos tridimensionais criados para o filme de animação “Almofada de Penas”, de Joseph Specker Nys, com produção executiva de Maria Emília de Azevedo; as fruteiras impressas por Guto Requena em seu projeto LOVE – cujas formas são criadas pela impressora a partir de emoções detectadas por eletrodos ligados a algumas pessoas que o autor convidou para dar depoimentos sobre o amor. Joias produzidas no Brasil pelo designer Antonio Bernardo e pela Noiga, de Curitiba, encontram-se ao lado de uma coleção de óculos com adereços intercambiáveis, produzida na Itália pelo designer Odo Fioravanti.

Com a tecnologia digital, os makers não dependem mais da indústria para construir seus protótipos. A tecnologia de impressão 3D está sendo chamada de a terceira Revolução Industrial , segundo o curador Jorge Lopes. Desde joias a carros a casas, de remédios a vacinas e até comida, o campo de utilização da tecnologia 3D parece ser inesgotável. No Brasil e em vários países, as pesquisas e a atuação dentro desse campo da tecnologia estão bem avançadas e vêm evoluindo muito depressa.

A exposição “Design Tecnológico – Os ‘makers’ e a materialização digital” é parte integrante da quinta edição da Bienal Brasileira de Design Floripa 2015, que acontece em Florianópolis até 12 de julho, com sete exposições e mais de 150 eventos paralelos.

Serviço
Design Tecnológico – Os “makers” e a materialização digital
Mostra voltada para a tecnologia de impressão 3D e os jovens criadores
23 de maio a 12 de julho 2015
Curador: Jorge Lopes
Local: Centro Integrado de Cultura – CIC – Sala Lindolf Bell
Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600 – Agronômica – Florianópolis
Entrada franca
Horário de visitação: Terça a sábado: 10h às 20h30 – Domingo: 10h às 19h30

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*