Mostra Jovens Designers começa hoje em Florianópolis

Oito estados Brasileiros, 14 instituições particulares, 4 universidades estaduais e 4 federais. Durante a Bienal Brasileira de Design, a Mostra Jovens Designers chega a Florianópolis pela primeira vez em sua 5ª edição, trazendo os melhores trabalhos de estudantes do Brasil.

Realizada entre 15 de maio e 12 de julho, a mostra ocorre no shopping Iguatemi e é parte da Bienal Brasileira de design, sob o tema “Design para todos”. Com objetivo de estimular a formação de novos talentos e difundir a cultura do design, a exposição reúne 40 produtos e protótipos de 63 universitários de design de produto de todo o Brasil.

Segundo o curador Auresnede Pires Stephan o foco da mostra é o produto – “O trabalho do estudante geralmente morre na sala de aula. Aqui a intenção é mostrar para sociedade e criar possíveis vínculos com as empresas”. O curador destaca também o amadurecimento da iniciativa que consolida o evento em sua 5ª edição – “Chegamos a um grande marco, nós conseguimos fazer a exposição no museu da casa brasileira, em São Paulo, além da profissionalização do todo”. Conta, referindo-se a Origem produções, empresa responsável peça captação de patrocinadores como Deca e apoiadores do Programa de Ação Cultural.

Está presente na mostra sete projetos mobiliários que acabam de retornar de Milão (Itália), após exposição no Salone Satellite 2015, o projeto vencedor do Prêmio Deca de Design Sustentável e o Troféu Destaque desta quinta edição.

Fernando Henrique Borges, um dos estudantes que teve seu trabalho apresentado em Milão propõe um móvel multifuncional para ambientes pequenos. Todo formado por caixas, na montagem, não é necessário a utilização de nenhum tipo de ferramenta. As gavetas não precisam de trilho e tem duas frentes, podendo ser empilhadas como arquivo, painel ou como desejar. É o conceito de encaixe.

Além da mostra, serão oferecidos debates e encontros com diferentes profissionais da área de design. “A exposição em Florianópolis também marcará o lançamento da 6ª edição da mostra, que começa agora e só termina em 2017”, explica Andressa Sirino, produtora cultural da Origem Produções.

Em primeira mão, Auresnede Pires conta para Revista Catarina planos para próxima edição “Ano que vem iremos expandir, a partir da próxima edição entrarão acessórios de moda, design gráfico e trabalhos de texturas, apliaremos”.

Com entrada gratuita no Shopping Iguatemi Florianópolis, a mostra ocorre de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11 às 20h.

Fotos: Marco Dutra

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*