MODA NA ERA DA INOVAÇÃO

Inovar na moda em um mundo cada vez mais competitivo significa criar valor em condições de relativa incerteza, manter as pessoas interessadas em moda, aliando a utilidade – funcional, emocional e social – ao novo.

Por isso, trazemos hoje o texto “Moda na era da inovação” de Christiane Rangel, que é consultora de moda no Senai Cetiqt do Rio de Janeiro, em que avalia as mudanças no mundo da moda que geraram o colapso no velho sistema e nos traz estratégias que permitam incrementar ou ajustar a entrega de valor para o consumidor.

 

 

 

Pautas como a renovação rápida de produtos imposta pelo fast-fashion, consumidores camaleônicos e imediatistas, o crescimento dos novos meios de comunicação como pontos de contato de marca e o crescimento do e-commerce e do m-commerce são trazidas pela consultora como alguns dos motivos da crise no velho sistema. E para isso, precisamos estar preparados com novas estratégias de adequação dos processos na importante etapa anterior à produção, ressalta Christina:

 

A informação, atualmente, é o maior patrimônio de um negócio, depois de seus clientes, é claro. Sem informação eficiente não há como entender o que os consumidores “camaleões” estão querendo. O melhor caminho então é adotar um sistema de gestão de informação abrangente e eficiente permitindo acesso a uma base consolidada de dados de vendas, de mercado e de tendências;

 

  • Adoção de um modelo de criação de produtos mais flexível, ágil, criativo e, principalmente, de forma integrada e mais próxima do consumidor, de forma a responder às novas necessidades com maior valor e mais rápido do que antes;
  • Aplicação do conceito lean, o que significa implantar uma abordagem mais eficiente, enxugando o desperdício e os custos invisíveis de projeto ao longo de todas as etapas de planejamento e desenvolvimento da coleção;
  • Estabelecer meios de aproximação e integração com o consumidor por meio da melhoria e diversificação dos canais de comunicação, físicos e virtuais, e desta forma criar produtos, serviços  e experiências de consumo mais eficientes e assertivas.

 

Em tempos de tantas mudanças, entender e implantar novas abordagens e novos métodos não só ajudam a diminuir incertezas como também é uma forma de renovar os negócios de moda a fim de atender às novas e futuras demandas de consumo.

 

Clique aqui para conferir o texto completo.

 

 

Para quem deseja buscar novas alternativas inovadoras e criativas para o seu negócio, acontece na próxima semana, nos dias 25, 26 e 27 de Julho em São Paulo, o Whow! Festival de Inovação, um evento que acontece durante um circuito de 3 dias com palestras e visitas criativas em diferentes espaços da capital paulista.

 

Quem monta o roteiro de participação é você – uma oportunidade para respirar novas ideias. O festival oferece um mix de conhecimento, vivências, experiências únicas, networking, startups e as mil faces da economia criativa. Para o palestras e debates, os profissionais mais brilhantes da economia criativa estarão reunidos no Teatro Cetip, abordando temas incríveis, para você

descobrir como inovar com quem realmente entende do assunto. Você terá a oportunidade de conhecer de perto as empresas mais inovadoras do Brasil, conversar com os líderes de inovação dessas empresas e, além disso, participar de workshops criativos para produção de ideias inovadoras. Prepare-se para compartilhar ideias com outros executivos em ambientes especiais, escolhido pelas empresas, para receber você de um jeito super diferente.

 

 

Confira mais sobre como participar do Show! Festival de Inovação no site http://www.whow.com.br

 

 

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