Moda Ética: Documentários sobre a indústria têxtil

Precisamos nos educar cada vez mais sobre consumo consciente e moda ética, a sustentabilidade deixou de ser apenas uma tendência promissora e passou a ocupar um espaço importante na sociedade. Selecionamos alguns documentários que retratam a realidade por trás da indústria têxtil, desde a produção até o descarte, e que promovem a importância e urgência em torno do assunto.

 

Unravel: Documentário sobre a indústria indiana de reciclagem de roupas

A produtora Soul Rebel Films , conta com ótimas produções que retratam a realidades de países da ásia e africa.

Cem mil toneladas de roupas doadas por países desenvolvidos são vendidas para Índia todos os anos para serem recicladas. A indústria de reciclagem de Panipat, no norte da Índia, faz parte de um mundo escondido, sobre o qual poucos ocidentais sabem a respeito.

O documentário Unravel (que significa algo como ‘desenrolar’, em português), conta a história de mulheres que trabalham reciclando roupas, enquanto mostra a complexidade do ciclo da moda.

 

The Next Black: Um filme sobre o futuro da roupa

O Next Black é um documentário que reúne designers, inovadores e líderes de todo o mundo para uma discussão aberta sobre o conceito de roupas. Ele examina além do que estamos vestindo para explorar como produzimos roupas, como interagimos com elas e como nos preocupamos com elas. Cada pessoa que entrevistada tem uma nova perspectiva sobre o futuro da indústria da moda.

O documentário examina como a evolução têxtil e tecnológica está afetando a criação de roupas, bem como a crescente preocupação com a sustentabilidade está transformando a maneira como vemos  as roupas, e aprofunda a compreensão que temos sobre o que estamos vestindo e consumindo .

 

 

A wage you can live on : Trabalhadores têxteis no Camboja

O documentário é um choque de realidade, e mostra o cotidiano dos trabalhadores da indústria têxtil no Camboja.

As péssimas condições de trabalho e os salários baixos na indústria têxtil,  fazem com que os trabalhadores vivam em pequenos quartos compartilhados, trabalhem muitas horas extras e até acabem sofrendo de desnutrição. Os vários casos de desmaios em massa em várias fábricas e as greves salariais contínuas são um testemunho da realidade exploratória em que esses trabalhadores vivem.

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*