Meninos Maquiados

 

A maquiagem é tão mágica que não somente as mulheres se apaixonam pelas cores e pincéis. Muitos meninos tomaram coragem e, além de apostarem na profissão de maquiadores, andam com a cara pintada, literalmente, por aí. A tendência é forte e deixou de ser algo chocante. Os meninos maquiados têm inspirados as mulheres e muitos se tornaram referências quando o assunto é maquiagens e técnicas profissionais.

 

A Internet tem sido a grande aliada destes artistas. As redes sociais mais visuais, como Instagram e Snapchat alavancam os perfis de maquiadores e influencers, que já estão nos top trendings atuais. Muitos já lançaram suas linhas próprias, outros são cotados para palestras, cursos e maquiadores de celebridades.

 

Em 2014, o cantor austríaco Tom Neuwirth venceu o concurso Eurovision em Copenhagen, cantando a música Rise Like a Phoenix. Com o codinome Conchita Wurst, o cantor chocou a todos, pois estava vestido lindamente de mulher, com barba e maquiagem. Após o concurso, Conchita ganhou o mundo, e muitos outros barbados se mostraram maquiados.

 

Entre os grandes nomes da Internet está Patrick Simondac, o Patrick Starrr. Com mais de 2 milhões de inscrições no YouTube e 2,9 milhões de seguidores no Instagram, Patrick é autêntico e tem parceria com a marca do momento, Anastasia Beverly Hills. Seus tutoriais de make são divertidos e a lista de famosos no seu feed é imensa.

 

 

Manny Gutierrez parece bem normal de cara limpa. Mas quando encara os pincéis o resultado é surpreendente. Suas maquiagens são incríveis! O seu perfil do Instagram tem mais de 3 milhões de seguidores, e Manny faz tutoriais completos no seu canal do YouTube, com mais de 2 milhões de inscrições.

 

 

 

 

Talentos nacionais

 

Florianópolis tem apresentado seus talentos também. Agustin Fernandez, uruguaio radicado no Brasil é um dos maiores talentos na nova geração de maquiadores. Com uma guinada radical, Agustin saiu de Florianópolis e mudou-se para São Paulo, virou uma celebridade na Internet, com seus tutoriais e postagens divertidas, que fazem graça com seu próprio dia-a-dia. Sua página do Facebook tem mais de 1 milhão de curtidas, onde costuma fazer lives (postagens em tempo real), onde dá dicas de maquiagem. O Instagram do maquiador tem quase 1 milhão de seguidores e de um jeito extremamente bem-humorado mostra seu cotidiano, palestras pelo Brasil e tutoriais.

Agustin começou trabalhando em um pequeno salão no Uruguai, onde limpava o chão e fazia café para as clientes. Não teve problemas em começar a trabalhar com maquiagem, já que tinham outros profissionais da área da beleza na família. segundo Agustin sair para a rua maquiado foi algo natural, que foi acontecendo. “Comecei a fazer os vídeos porque as mulheres pediam, elas gostavam do meu jeito de repassar meu conhecimento é isto gerava uma movimentação “grande” naquela época nas minhas redes sociais, que fazia com que a minha agenda no salão estivesse sempre cheia. As seguidoras do facebook me procuravam para atendimento físico.”    

 

 

 

O maquiador conta que no começo foi muito questionado e apedrejado por sair de barba e maquiagem por aí, mas que sempre foi muito profissional e visando sua carreira, aos poucos as pessoas foram se acostumando com a sua nova aparência. Como sempre teve postura profissional, Agustin diz que nunca passou por situações embaraçosos por estar maquiado em lugares públicos.

“Hoje as pessoas têm certo respeito por figuras ou públicas, elas sabem que a gente não está sozinho, que temos conhecimento e acesso aos nossos direitos e caso precise, a uma boa defesa. Mas acredito que pessoas anônimas com o mesmo estilo devem sofrer sim. eu imagina sim que viraria uma figura pública. Eu sempre procurei a aceitação das pessoas, desde criança eu sempre quis ser reconhecido em tudo aqui que fazia. O motivo pelo qual fiquei famosos foi inesperado sim (fazendo vídeos de AUTOMAQUIAGEM para mulheres com câncer), nunca imaginei que aquilo me daria visibilidade, até hoje eu colaboro com o blog químio e beleza, mas sem divulgar. Eu sempre fui muito organizado com as minhas tarefas, levo tudo muito a sério e sou extremamente crítico é organizado. A minha carreira foi muito planejada para que hoje eu pudesse conquistar tantas coisas, desde o respeito das pessoas e o reconhecimento, até carreira internacional, produtos assinados com meu nome, etc. Sou uma pessoa cheia de projetos, sonho constantemente e todo dia acordo querendo fazer algo novo, na internet procuro ter “estouros” constantes, manter o meu engajamentos com as pessoas e fazê-lo crescer o máximo possível, para que a minha carreira seja estável e se projete.”

 

 

Outra prata da casa é Jean Michel Battirola. Maquiador acostumado com os sets de moda, onde trabalha com produções e editoriais, Jean mantém sua barba volumosa e ruiva junto com sua maquiagem quase colorida. Perucas coloridas, roupas femininas e muita maquiagem vão de contraponto ao seu estilo do dia-a-dia, longe do seu personagem entusiasta quase performático. Jean sempre gostou de desenhar, principalmente rostos e maquiava brincando as pessoas ao seu redor. A brincadeira evolui e junto seu grande interesse por moda, contra culturas e outros aspectos fora do padrão. “Eu sempre achei incrível como uma pessoa podia se expressar através de uma peça de roupa ou uma maquiagem, mostrar o que ela gostava e como se sentia como indivíduo e como isso podia ser efêmero também (Bowie e Madonna foram importantes para afirmar essa percepção de como a gente pode se reinventar sem mudar a essência). Eu me identifico muito com a cultura hedonista do disco e da música eletrônica, com a era clubber e os looks, com a atitude punk, tudo isso mais uma pitada psicodélica”, pontua Jean.

O maquiador começou sua carreira há quatro anos, fazendo assistência e produzindo editoriais com outras pessoas que também procuravam divulgar seus trabalhos e capacidades criativas. Amante da beleza, da “montação”, de cabelos volumoso e muita maquiagem pesada, Jean tem um estilo única e sobe no salto causando! Para ele, nada foi problemático, pois sempre foi evidente e óbvio para quem estava ao seu redor seu amor por maquiagem. teve apoio da família e dos amigos. Sua maior dificuldade de aceitação foi a de ser autônomo, por parte da família e às inseguranças que vem junto com isso. Nenhum aspecto da sua sexualidade incomodou seus amigos, e Jean acostumou-se a evitar quem não o aceitasse. a família teve alguma resistência, mas a cada dia Jean ousa mais e mostra suas produções femininas.

 

 

 

“Como há muito preconceito e ignorância sobre esse tema (homem com maquiagem, Drag queens, relação da sexualidade e a maquiagem) e muita confusão disso tudo com identidade de gênero, sempre tento ser o mais didático. No meu mundo ideal todos aproveitariam essa oportunidade de se Expressar, se divertir, criar que é a maquiagem. Mesmo se você for uma pessoa mais feminina ou mais masculina.

Desde que me lembro usava artifícios de beleza. Quando era criança usava muito gel (tanto que meu apelido na escola por um tempo foi Jean comgel, ao invés de Jean Michel), na adolescência já pintava o cabelo e usava maquiagem pesada, entre fases mais naturais e suaves ou ousadas e agressivas visualmente sempre estive maquiado! A barba é coisa mais recente. Pra mim sempre foi simples e sempre me questionava do porque haver coisas para mulheres e para homens e quanto isso prejudicava e dava limites para as pessoas. Na escola uma vez tentaram me impedir de usar maquiagem, mas aí eu questionei porque as meninas podiam e eu não, disse que só pararia se todos parassem. A reação das pessoas é sempre ou muito positiva ou medo/incompreensão. Nem sempre eu quero um look que vá mostrar beleza, as vezes gosto de sair estranho, desproporcional e causar esse choque. Já sofri violência na rua por causa dessa ignorância e homofobia inclusive, mas nunca vão me parar (risos). Maquiagem também é resistência!”

 

 

 

 

Faça sua lista e siga as dicas!

 

Fizemos uma lista dos meninos que dando o que falar nas redes sociais. Anote todos, afinal visitar o perfil destes maquiadores é muito mais que curioso. Você vai aprender truques de maquiagens e dicas que você não encontra por aí!

 

@alannized

@aidensempire

@andthatsjacob

@makeupby_bran

@adamriotrox

@sjt_mua

 

Produtos Relacionados

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*