Matéria: SILVER SEEKERS

Os Boomers, filhos do pós guerra, estão agora na melhor idade e querem aproveitar a vida como ainda não haviam feito. Essa geração cresceu focada no trabalho e agora busca, mais que qualquer outro público, a experiência. Eles estão se concentrando em experiências únicas de exploração, aventura e aprendizagem

Ao contrário da imagem de avó que tínhamos há uns anos atrás, as mulheres da terceira idade são exemplo de disposição e aceitação própria para muitas jovem atuais. Elas estão a procura por novas chances para serem mais ativas do que nunca.  A expectativa de vida no Brasil é atualmente de cerca de 79 anos, e há uma projeção de que em 2050 mais de 30% do povo brasileiro será formado por idosos, o que atualmente corresponde à em média 12% apenas.

Então esqueça os clichês de “os 40 são os novos 30” ou “os 60 são os novos 50”. Hoje em dia a idade é só mais​ ​um​ ​número,​ ​que​ ​não​ ​diz​ ​nada​ ​sobre​ ​quem​ ​você​ ​é,​ ​ou​ ​o​ ​que​ ​você​ ​deseja.

Os Boomers de hoje estão redefinindo a idade média , e para eles produtos não são apenas produtos. Eles estão no ápice de seu poder econômico, portanto as marcas, principalmente de moda, passaram a investir em uma proposta diferente voltada para esse mercado. A experiência de consumo ganhou destaque, e está refletindo em todos os outros públicos.

Outro grande ensinamento que essa geração está deixando de legado é a aceitação própria. As mulheres de mais de 60 anos estão chamando atenção das empresas por lutarem pela representatividade da sua beleza real, mostrando que ainda estão no mercado. Diversas marcas já apostaram em campanhas com mulheres mais velhas, e a campeã nesse quesito é a nonagenária Íris Apfel, que se tornou ícone de estilo atemporal e quebra de padrões. A designer de interiores, atualmente conhecida como The Rare Bird of Fashion, conquistou milhares de seguidores por espalhar suas icônicas e divertidas frases, ironizando a maneira como as mulheres mais velhas estão excluídas do mundo fashion. Íris estrelou dezenas de campanhas, e foi certamente uma das grandes precursoras desse movimento​ ​de​ ​empoderamento​ ​da​ ​terceira​ ​idade​ ​na​ ​moda.

No Brasil também temos grandes exemplos do poder que a faixa etária mais velha está exercendo na moda. Em seu último desfile no SPFW, Ronaldo Fraga trouxe um casting super variado, que contava com pessoas de várias cores, tamanhos e idades, e recebeu uma ótima aceitação do público mais velho. Glória Coelho também veio com uma proposta semelhante no seu verão 2018, onde pregou a quebra de padrões de idade nas passarelas e nas vitrines. “A idade não pode restringir a carreira, a beleza e as experiências de nenhuma​ ​mulher”​ ​contou​ ​uma​ ​das​ ​personalidades​ ​que​ ​fez​ ​parte​ ​do​ ​desfile.

Essa representatividade é muito importante, não só para o público mais velho, mas para qualquer um. A moda vêm passando por momentos de transformação, e isso só acontece porque os consumidores estão mudando. O público atual não fica calado apenas aceitando o que a mídia quer impor como certo: padrões pré-definidos não são mais comprados hoje em dia. Uma mulher de 70 anos não quer parecer uma de 40, ela quer aparentar sua realidade, e quer ver isso em todas as revistas e outdoors. Para que um alguém se torne fiel à alguma marca ele precisa se identificar com o que a mesma passa, e é isso que o consumidor​ ​da​ ​terceira​ ​idade​ ​está​ ​exigindo​ ​das​ ​grandes​ ​labels.

A modelo Maye Musk é um exemplo dessa revolução que está acontecendo. Recentemente, aos 69 anos, ela se tornou a garota propaganda da marca de maquiagem cover girl. Essa quebra de padrões no mundo da beleza e a representatividade para a idade é uma prova do quão revolucionário está se moldando o mundo fashion. “O que me mantém trabalhando nessa indústria por tanto tempo é o interesse na auto-representação. E isso se relaciona com meu papel de dietista — ajudar pessoas a se sentirem felizes, saudáveis e confiantes do jeito que elas são. Recentemente, me tornei mais ativa nas redes sociais, principalmente no Instagram, e é uma grande oportunidade de mostrar para os seguidores meus diferentes lados” conta a modelo, que já tem cerca de 64 mil seguidores só no Instagram.

Com esta mentalidade sem idade, os Boomers também estão se tornando mais destemidos e aventurosos. Dirigindo a revolução profissional na beleza do Boomer, Cindy Joseph compartilha as vantagens do envelhecimento: “Você se torna mais consciente de si mesmo, experiente, educada e discernida. A vida continua a ser uma aventura, e você continua a ser uma criatura apaixonada, sentimental e emocional.

Outro ponto que chama a atenção nessa geração é a constante procura por maneiras de se manterem em forma e saudáveis. A manutenção de vidas ativas e independentes é a principal motivação. Criando novas percepções do envelhecimento, eles estão bem conscientes dos benefícios para a saúde do exercício e estão dispostos a aumentar seus limites com objetivos específicos. Ao invés de perseguir um olhar mais jovem, eles estão abraçando sua idade e comemorando a saúde, a vitalidade e a beleza natural. Um número crescente de influenciadores está liderando o caminho para cultivar essa mentalidade sem idade. Yazemeenah Rossi,modelo de 61 anos, é conhecida por seu estilo de vida equilibrado, com prática diária de ioga e dieta orgânica. Ela endossa o envelhecimento com confiança, e afirma que é “uma benção e não uma maldição quando você está intimamente em contato com você”.

Diante do envelhecimento da população mundial, as empresas voltadas para o futuro estão se preparando para atingir o Boomers com tecnologia inovadora. As marcas já vêm então se preparando para o futuro, onde a geração que vai envelhecer será ainda mais independente e empoderada, tanto pelo fato de ter crescido em uma era digital, quanto pelo exemplo da terceira idade atual. Em fato não podemos definir se foram os baby boomers que se espelharam nas gerações mais novas e antenadas para aderir em seu estilo de vida atual, ou se foi o contrário. O que podemos afirmar com convicção é que essa, e principalmente as próximas, gerações da terceira idade estão pedindo seu espaço no​ ​mercado,​ ​e​ ​a​ ​​ ​moda​ ​terá​ ​que​ ​se​ ​adequar​ ​à​ ​isso.

 

 

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