Marche em direção ao seu casaco militar

Por Mariana Goulart

Esse vai e vem da moda é uma coisa alucinante. Amando ou odiando, você não pode negar que ela é favorável ao seu closet. Quando investimos em uma peça incrível, com valor agregado, desejamos que a trend dure para sempre. Então, como um sopro de inverno, a tendência vai embora e aquela peça divina (e cara) fica ali, esquecida entre os cabides. Passam as estações, chegam as novas vitrines e mal sabemos o que fazer com aquilo. Doar? Vender? Esperar mais um revival fashion? Adiantando as tendências do inverno 2017, a grande aposta do ano será uma peça que costuma aparecer imponente, e este ano não será diferente. Nos desfiles e street style internacionais ele já está reinando.

Se você teve paciência e deixou seu casaco militar guardadinho, nós temos uma boa notícia: ele vai voltar à berlinda. Sim! Mesmo com o verão a mil, você já pode dar pulos de alegria, pois na chegada do outono 2017, seu uniforme de soldadinho fashion vai bombar por aí. Dividido em dias vertentes, o casaco militar pode ser aquele verde oliva de sarja, que apareceu floreado com patches e bordados nas passarelas e o casaco, estilo caban de lã com abotoamento frontal transversal. Esse último será uma das maiores apostas de 2017.

Se puxarmos do passado, não tão longe assim, podemos lembrar que os casacos militares estavam por aí quando Michael Jackson nos deixou, há pouco mais de seis anos. O rei do rock era o maior fã do modelo soldadinho de chumbo e constantemente usava modelos feitos especialmente para ele. Alguns anos depois, entre 2010 e 2012 os casacos militares retornaram junto ao camuflado, estampa que tem o mesmo caso de amor com os estilistas e fashionistas e está frequentemente na moda. A Balmain trabalhou o militar se forma sensual, ajustando os casacos ao corpo, combinados a camiseta totalmente destroyed e calças de couro.

O twist da nova versão é bem óbvio: mais enfeites, galões, botões dourados, cristais, cordas, brocados e aplicações. Militar quase que literal! A grande inspiração da moda nos casacos militares da próxima estação fria é a tropa de Napoleão Bonaparte, com seus longos punhos recheados de botões dourados. Jaqueta militar é o antigo redingote, que derivou do inglês “rinding coat”, um conhecido modelo de montaria que sofreu diversas transformações ao longo do tempo, inclusive virando vestido inteiriço para as mulheres no período do Império.

As coleções internacionais deixaram a jaqueta bomber de lado e ovacionaram o modelo militar. Alguns curtos, no modelo spencer, outros longos, em estilo fraque. Indiferente do modelo, o maximalismo aporta no militar, e quanto mais dourado e bordado, mais cool será a sua peça. Burberry, Zara, Balmain, Sacai, Gucci, Saint Laurent. Foi uma enxurrada de soldadinhos de chumbo nas passarelas internacionais.

Revire o seu guarda-roupas e reze para ter sua peça esquecida por lá, é hora de visitar uma boa casa de aviamentos. Do contrário, convença-se que se você ainda não possui um casaquinho de trincheiras para chamar de seu, vale investir em um modelo, afinal, se depender da moda, esse amor vai durar para sempre!

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*