Marcas automotivas investem no design de experiência

Da mesma forma que grandes designers de moda e importantes grifes se aventuram em outras áreas criando objetos de decoração, hotéis e até mesmo assinando uma linha de carros (como foi o caso do estilista americano Jeremy Scott, que em 2012 firmou parceria com a Smart e desenhou uma edição limitada para o Fortwo Electric Drive), a indústria automotiva também tem feito o papel inverso e se dedicado a área de design de experiência. Como é o caso da Peugeot, que em 2012 criou o Estúdio de Design Global da Peugeot, que tem por objetivo conceber produtos, serviços e experiências para clientes externos, em todos os setores de atividades, fora do ramo automotivo.

Apesar da marca francesa ter fundado esse estúdio apenas há dois anos, segundo Gilles Vidal, Diretor de Estilo da PEUGEOT, a inovação e a criatividade sempre estiverem presentes no DNA da empresa. “A PEUGEOT é uma das poucas marcas no mundo capaz de resgatar 200 anos de criatividade industrial. Desde o início de sua história tem projetado e fabricado milhares de objetos, seja para uso doméstico e diário, como utensílios de cozinha e ferramentas, ou para proporcionar condições de mobilidade, por meio de bicicletas, motos e carros. Esse know-how industrial multifacetado evidencia a habilidade da marca em inovar.”, afirma.

Dando sequências aos seus projetos,  o Peugeot Design Lab escolheu uma área especial na “meca mundial do design” para apresentar sua mais nova criação, durante a Semana de Design de Milão: o sofá ONYX, um móvel que se traduz em uma verdadeira escultura.  “Esse projeto teve início em maio de 2013 e, desde então, trabalhamos num esboço muito cru e ao mesmo tempo muito forte. O sofá ONYX é a ilustração de um novo conceito que pretendemos explorar: peças únicas de mobiliário, feitas sob medida, de acordo com as preferências, origem e personalidade do cliente, sempre respeitando a ideia de que é possível aliar alta tecnologia e elementos naturais como, por exemplo, pedra e madeira.”, conta Cathal Loughnane, Chefe do PEUGEOT DESIGN LAB.

E é justamente essa possibilidade de harmonização que o sofá ONYX vem demonstrar, sem antagonismo entre progresso e natureza, entre materiais ultra tecnológicos e matéria-prima natural.

 

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*