MANUALE: LUXO FEITO À MÃO

NY - HandCuff Eternal

Ainda criança, Natalia Pitta adorava brincar de fazer acessórios. Estimulada por uma tia, que era artista plástica, ela tinha uma caixa cheia de potinhos de miçangas e canutilhos, que viravam pulseiras pelas mãos da menina que já mostrava sinais de empreendedorismo e vendia suas criações em uma barraquinha na rua em frente ao prédio em que morava. Adulta, Natalia escolheu inicialmente a publicidade, estudou design gráfico na Austrália e até mesmo exerceu a profissão em agencias de renome, mas, por alguma razão percebeu que não estava feliz. Com o apoio incondicional da família, ela resolveu largar tudo e se jogar no universo da joalheria artesanal.“(Na época) eu já tinha começado a vender algumas das minhas criações e como tinha a cabeça cheia de ideias e muita vontade de produzir mais, parti para montar meu próprio atelier”, explica Natalia.

Inicialmente, ela dividiu um espaço com várias artistas, uma época cheia de aprendizado e novas experiências. Pouco a pouco a Manuale Jewelry foi tonando forma, e virou uma empresa voltada a criação de peças diferenciadas, para pessoas que valorizam o trabalho único, feito de maneira artesanal.
Hoje, a marca é dividida entre duas sócias, Natalia e Carla, já tem espaço próprio, loja online e trabalha com o sistema on demand, onde o item é produzido após ter sua compra confirmada. Esse movimento faz com que cada peça seja confeccionada de maneira exclusiva, sem a correria da produção em larga escala. A única exceção a esse cenário é no caso de lançamento de coleção, quando apenas oito unidades de cada modelo são disponibilizados a pronta entrega.

NY - Conjunto Maze

Quando o assunto é a busca por inspiração para cada linha lançada a marca vai da arquitetura à elementos comuns do dia a dia que normalmente passam despercebidos, como o movimento de uma saia que balança quando uma menina corre ou o encaixe perfeito do lustre em um hall de um prédio. “O mundo está aí, cheio de formas e cores. É uma delícia poder traduzir tudo que nos emociona em objetos para serem usados no dia a dia. Eu sou muito privilegiada em poder trabalhar com o que eu amo”, conta Natalia.
Cada processo criativo acontece de forma distinta, muitas vezes a peça aparece pronta em forma de ideia, e é só rabiscar, testar e chegar no resultado final. Outras, ela acaba ganhando novas formas e significado no momento em que estão em processo de confecção, um giro do alicate de uma maneira diferente, faz com que o fio fique com um novo formato, e pronto, a ideia inicial é toda modificada, para a criação de um novo acessório.

Apesar das dificuldades que existem em fazer uma marca crescer no Brasil, a Manuale vive um ótimo momento, em pleno processo de expansão. Em 2017 a marca irá abrir suas portas em Portugal e ainda irá participar da Artistar, uma das maiores feiras de joalheria contemporânea do mundo, que acontece na Itália. Cada uma dessas conquistas tem sido motivo de muito orgulho para a marca, que promete continua aprimorando seu estilo e entregando cada vez mais peças lindas, de alta qualidade e únicas para seus clientes.

NY - Detalhe Brincos Chain

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*