Malala no Brasil #FemPWR = Educação

Segunda-feira (09.07) na cidade de São Paulo, a ativista Malala Yousafzai discursou sobre empoderamento feminino, educação e igualdade de direitos. Malala é paquistanesa, e sua história ficou conhecida após o atentado sofrido por ela durante uma passeata contra a proibição da educação para mulheres. Dois anos depois, em 2014, ela recebeu o prêmio Nobel da Paz com apenas 17 anos, e se tornou uma das ativistas mais jovens da história, se tornou símbolo do

Malala veio ao Brasil a convite do Instituto Alana –ONG de projetos socioeducacionais e de proteção da infância–  para participar de um debate sobre inclusão e educação promovido pelo instituto em parceria com o Itaú. A ativista fundou a Malala Fund, que tem como principal iniciativa apoiar o trabalho dos defensores da educação nos países em desenvolvimento, e acelerar o progresso em direção à educação secundária de meninas em todo o mundo. A visita da ativista foi marcante, ela defendeu a educação a longo prazo e a definiu como o melhor investimento para o desenvolvimento feminino.

“O empoderamento das meninas vem da educação, tem a ver com emancipação. É importante que nós mulheres nos expressamos, precisamos quebrar essas barreiras”, disse Malala.

Um dos objetivos da fundação no Brasil é encontrar formas para que as mais de 1,5 milhões de meninas tenham acesso à educação de qualidade, e promover a educação entre comunidades menos favorecidas no Brasil, com destaque para as afro-brasileiras. Malala afirmou ainda que vai anunciar, em breve, um projeto do Fundo Malala para que a educação seja abordada pelas campanhas eleitorais.

“Queremos trabalhar junto com os defensores da educação e podendo dar a todas as pessoas, que vêm das camadas menos privilegiadas, a esperança de que todos em volta se sintam seguras em receber educação de alta qualidade. Temos que ir às comunidades de base e trabalhar com os ativistas locais, que entendem os problemas e sabem a melhor maneira de resolvê-los” afirma a ativista.

Conheça o trabalho da Fundação Malala através do site oficial, onde você também pode fazer uma doação para a causa.

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*