Lançamento do livro: Uma vida sem lixo por Cristal Muniz

Nesse mês aconteceu o lançamento do livro “Uma vida sem lixo” da Cristal Muniz, criadora do blog Um ano sem Lixo. A Cristal esteve em São Paulo no dia 19/07 e aqui em Florianópolis no dia 21/07, na livraria Saraiva do Beiramar Shopping autografando e divulgando o livro.

O principal foco do livro segundo a Cristal é dar dicas para uma vida lixo zero começando pela sua casa, pra mudar cômodo a cômodo o que você produz de resíduos. Para você entender como o movimento lixo zero funciona, ele prevê as ações nessa ordem: Recusar > Reduzir > Reutilizar > Reciclar > Compostar

A meta da Cristal é zerar o lixo que precisa ir pro aterro sanitário, aquele não se pode reciclar. Dessa forma ela evita sempre que possível consumir coisas que tenham materiais não recicláveis, além de produzir zero lixo reciclável, porque o percentual de lixo que é efetivamente reciclado no país é muito pequeno.

Além dos lançamentos em Florianópolis e São Paulo, a Cristal está organizando um tour de lançamentos em outras cidades como Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro com datas a confirmar. Fique de olho no blog e instagram dela para saber as datas.

Nós preparamos uma entrevista da a Cristal, para saber mais sobre o seu novo projeto e a iniciativa #lixozero.

 

Revista Catarina: Quando começou sua trajetória em busca de uma vida sem lixo?

Cristal: No final de 2014, quando conheci o movimento lixo zero através da Lauren Singer. Decidi que faria um blog pra mostrar como ia ser tentar fazer o desafio de viver uma vida sem produzir lixo e foi assim que tudo começou.

 

Revista Catarina: Quais as maiores barreiras que você encontrou para alcançar seus objetivos?

Cristal: Acho que o que foi mais difícil pra mim foi descobrir como fazer mudanças, trocas, substituições dentro da realidade brasileira. Eu conhecia muita gente de fora do Brasil e não encontrava o que eles usavam. Deu um bom trabalho pensar em substituições ou até soluções diferentes. Às vezes eu pensava em uma ideia lendo coisas na internet e ia colocar em prática. Outras vezes eu ia conversando com meu pai,minha vó, amigos, pessoas que eram mais da área do problema e ia construindo uma possibilidade de solução.

 

Revista Catarina: Em quanto tempo você conseguiu de fato encontrar seu equilíbrio como relação às questões do lixo?

Cristal: Não sei muito bem, acho que depois de uns 6 meses de projeto eu já estava bem satisfeita com as mudanças. Depois é a manutenção de coisas recorrentes: continuar fazendo receitas de produtos de limpeza e beleza, continuar fazendo compras a granel e continuar sem comprar coisas desnecessárias.

 

Revista Catarina: Com o reconhecimento, o blog , de onde veio a ideia de escrever o livro?

Cristal: Fazer um livro sempre foi uma ideia para transformar tudo o que eu tinha aprendido em um guia para que as pessoas pudessem fazer essa mudança também. O convite veio da Editora Alaúde e foi mais ou menos um ano o processo todo. Minha ideia sempre foi falar de uma abordagem individual, dando o poder pras pessoas mudarem a sua casa e, a partir daí, mudar também o seu entorno (como o condomínio, a rua, os vizinhos, etc…)

 

Revista Catarina: Você acredita que estamos se encaminhando para um sociedade mais consciente e que conseguiremos num futuro quem sabe próximo se aproximar ao máximo do sonho do Zero Waste?

Cristal: Acho que sim, só ver como a discussão sobre a poluição do plástico rompeu a bolha “dos ambientalistas” e já tá sendo até aprovada lei de proibição de canudos plásticos no Rio e outras cidades.

 

Revista Catarina: O que os leitores podem esperar as linhas escritas pela Cristal? Tem muito de você no livro?

Cristal: Com certeza. Não faço nada que não tenha muito de mim em.

O livro é bem simples, objetivo e prático assim como todo conteúdo que faço na internet. Quero mostrar soluções que todo mundo consiga ir aplicando em casa, de forma positiva e legal. O livro é cheio de notas explicativas de termos, citando pesquisas científicas, etc.

 

Revista Catarina: Você acredita que com as dicas do livro, as pessoas conseguem dar os primeiros passos para um vida sem lixo?

Cristal: Com certeza, esse foi o objetivo do livro. Mais que os primeiros passos, o livro dá o caminho de toda uma caminhada para uma vida sem lixo. Dividido por cômodos, a mudança por ser assim, de um jeito mais organizado.

 

Revista Catarina:Deixe um recado para os leitores da Catarina

Cristal: Comece se responsabilizando pelo lixo que você produz. Recicle o lixo reciclável, separe o lixo adequadamente, descarte nos locais adequados o que for lixo especial.

 

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*