Jeferson Ribeiro comemora sucesso de 2016 e prepara novidade para o verão!

 

A moda entrou na vida de Jeferson Ribeiro de maneira inusitada: ao olhar um encarte de jornal dado pelo pai, viu que tinha a divulgação de um curso de estilismo do Senac. De maneira despretensiosa, ele decidiu tentar, passou na prova, e se apaixonou pelo universo criativo que a moda proporciona. Já são 12 anos de história dentro desse universo, coleções lançadas, colaborações, clientes fiéis e muita história para contar.

Conversamos com o estilista, que integra o time de criativos que faz parte da nossa plataforma voltada para moda autoral , o The Future, para saber quais são os planos para 2017 e para conhecer todos os detalhes de uma novidade irresistível que ele promete lançar neste verão!

Revista Catarina: Como a moda entrou na sua vida?

Jeferson Ribeiro: A moda entrou na minha vida de uma forma bem inesperada, eu queria fazer jornalismo quando eu terminasse ensino médio e quando eu prestei não passei, e meus pais me sugeriram fazer um curso em outra área para ver se gosta, meu pai me deu um encarte do jornal que tinha um curso de estilismo do Senac e fui fazer a prova sem nem pensar o que ia estudar e acabei passando e me apaixonei pela moda como um todo, pela possibilidade de criar alguma coisa.

Desde então comecei a trabalhar e não parei, isso já tem 12 anos, e espero que possamos caminhar juntos por muito tempo!

RC: Como funciona o seu processo criativo?

JR: Meu processo criativo é meio disléxico, eu começo a procurar referencias em locais que não tem nada a ver com a moda, são em coisas insignificantes que eu vejo inspiração. Uma palavra, uma imagem, um som, eu vou juntando e isso vai me levando para outros lugares.

Eu acabo trazendo imagens afetivas minhas da infância, como por exemplo o lidar com a massa de pão na padaria de meus pais, então gosto muito da moulage, de trabalhar o tecido. Referencia de arte, musica índia, folk. Junto tudo e faço uma síntese.

A própria cultura baiana tem me inspirado bastante, eu tenho pensado muito na relação da moda com a cultura, na relação de brasilidade, de referencia estética. Quem somos nós? Quais as estéticas que representam a gente?

picmonkey-collage

RC: Além de assinar sua própria marca, você ainda colabora com outras grifes. Conta pra gente como funciona esse processo?

JR: Assino coleção para outra marca de Salvador (Raio), onde faço toda parte criação e desenvolvimento de produto, é uma marca que já tem 20 anos de mercado e o foco principal dela é a mulher.

RC: Qual o perfil da mulher que compra Jeferson Ribeiro?

JR:O perfil é de uma mulher mais jovem, que está entrando nos 30 anos, então passa a ter independência financeira. Uma mulher simples, mas ao mesmo tempo elegante e sofisticada. Ela gosta de bons tecidos, bom corte, e quer que a roupa caia muito bem.

É uma mulher exigente, que percebe a roupa como investimento e não é algo que vai usar e descartar. Ela tem a mesma relação com as peças novas do que com as roupas que ela ganhou das avós, são peças que ela quer deixar para as filhas, para as netas, ter esse diálogo de gerações.

RC: Ficamos sabendo que você está com uma super novidade para o verão, pode contar pra gente?

JR:A novidade pro verão é que estamos vendendo uma linha de sandálias! É uma fase muito positiva, estamos começando a colher os frutos e tem tudo para dar certo, então, agora é o processo de expandir a marca para outros estados e lojas

RC: Como você percebeu a necessidade de expandir a marca para ter também uma linha de calçados?

Os calçados sugiram como uma necessidade para os desfiles, sempre foi difícil conseguir parcerias em Fortaleza, eu sou de Salvador e minha marca é de Salvador, só que eu desfilo do Dragão Fashion – semana de moda de Fortaleza – esse translado de fazer a produção dos calçados lá é sempre bem difícil, eu sempre acabava levando daqui.

Então me deu a ideia de desenvolver algo que a mulher possa comprar junto com a roupa, que ela consiga se ver no look completo e desejar tudo. Eu tinha um fornecedor em Salvador, que já trabalhava com outras ótimas marcas e fiquei animado em desenvolver com ele também os sapatos, e deu certo! É a terceira coleção que fazemos juntos. Estamos muito felizes com o resultado, as sandálias estão chamando atenção, e a linha tende a crescer para o próximo ano.

RC: Quais os planos para 2017?

JR: Conseguir expandir a marca, atender outros estados que vem tendo uma procura bem bacana e também continuar trabalhando a imagem da Jeferson Ribeiro. Quero posicionar ela com características da atemporalidade, não quero fazer apenas roupas eu quero fazer produtos com design durável, para nossas mulheres se sentirem feminina, seguras e riscar o mundo com toda sua elegância e sofisticação

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*