Isabelle Kowalski – Joalheria Contemporânea

Isabelle Kowalski, paranaense radicada em Florianópolis, trabalha parte do ano em seu ateliê no Brasil e em parte num ateliê de joias compartilhado em Milão, Itália. Escoteira desde criança, iniciou seus trabalhos na joalheria a partir da curiosidade de reproduzir os nós utilizados no movimento escoteiro. Surgiu assim a sua primeira coleção de joias intitulada “Nós”. Cada nó tem sua funcionalidade, modo de execução e simbolismo, fala a designer. Após esse primeiro trabalho nasceu então uma vontade de criar uma identidade na qual o processo de trabalho vem de dentro, e traz as suas vivências, pesquisas e sentimentos para as suas criações. Outro conceito importante nas peças de Isabelle e caracterizante pelo modo de produção é a mistura, uma terminação que representa a cultura brasileira.

Se misturar num contexto social te levam a situação de fortes contradições e diferenças, como o rico e o pobre, o branco que origem européia e o negro de origem africana, construções modernas contrastando com as favelas. Da mesma forma a porcelana obtida de descarte industrial foi estudada para ser lapidada como uma gema e depois pintada em ouro, que representa o metal precioso, elementos de uma mistura artística que traduzem as joias da coleção Colligat.

A designer Isa Kowalski estará presente na ARTISTAR JEWEL que acontecerá em Milão, Itália, entre os dias 22 e 25 de fevereiro de 2018. Sobre a exposição ARTISTAR JEWEL 2018 Artistar Jewel tem o objetivo de promover a joalheria contemporânea mundial através de uma exposição durante a semana de moda de Milão e do lançamento de um livro contendo as joias participantes. Neste ano de 2018, 170 designers provenientes de 30 países farão parte da edição com mais de 450 criações. 30 joias serão selecionadas por um juri renomado da área de moda e joalheria, e participarão de uma mostra itinerante pelas principais galerias da Europa. A exposição contará também com as criações de três artistas importantes da arte e da joalheria contemporânea: a artista conceitual Yoko Ono​; o belga Pol Burry​ e o artista parisiense Faust Cardinali​. A Artistar Jewel 2018 acontecerá de 22 a 25 de fevereiro das 9:30h às 18h no Palazzo dei Giureconsulti – Via Mercanti, 2 – Milão, Itália. A noite de premiação acontecerá no dia 23 de fevereiro às 18h.

Página no Facebook: www.facebook.com/ArtistarJewels/

Página no facebook do evento: www.facebook.com/events/1987852054873189/

Site: www.artistar.it

Isa apresentará duas joias que utilizam porcelana lapidada: o colar “Elo” e o brinco “Colligat”. As duas peças possuem a técnica de lapidação em porcelana desenvolvida pela designer. O branco da porcelana é intenso e ao lapidar tem-se o cuidado de criar formas diversas respeitando as suas características originais. Algumas peças são selecionadas para serem pintadas em ouro, tornando-as ainda mais originais e únicas. O brinco Colligat, do latin reunir, apresenta uma joia contemporânea onde a porcelana lapidada de forma alongada é apoiada por uma base de prata oxidada. O ouro, no metal e na porcelana é aplicado sempre de maneira diferente, dando exclusividade a cada peça produzida. A outra joia será apresentada pela primeira vez ao público, é um colar composto com porcelanas lapidadas e partes irregulares de prata oxidada contendo lâminas finas de ouro 24k. A peça nominada de “ELO” tem como conceito principal de que ser brasileiro é viver com a diversidade. Nossa cultura, crenças e diferenças nos unem, o ouro na joia simboliza essa união do metal à porcelana. E a porcelana branca, material que foi descartado da indústria por ser imperfeito é apresentado como protagonista da joia, lapidado como uma gema preciosa. Um dos parceiros de Isa nesse projeto é a  Holaria , a marca conceituada de produtos cerâmicos que tem como principal foco o design. A experimentação é a sua base de criação, e desde o início apoiou a designer na execução de sua pesquisa com a porcelana lapidada. A empresa destina parte de seu material a ser reaproveitado pela designer. www.holaria.com.br/ O lapidário Jaime dos Santos, de Florianópolis, ajudou desde o início da pesquisa e trabalha em parte no processo de lapidação das porcelana.

Vale muito a pena conferir o trabalho incrível dessa designer, nós aqui da redação amamos!!!!!

 

 

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*