INAUGURAÇÃO MUSÉE YVES SAINT LAURENT MARRAKECH

Marrakech foi uma cidade que inspirou muito o trabalho do designer Yves Saint Laurent. O estilista esteve na cidade pela primeira vez em 1966, quando imediatamente se apaixonou e comprou uma casa pelas redondezas, voltando ao local com frequência. ​“Em Marrocos, percebi que a variedade de cores que uso é a mesma que os zelliges, zouacs, djellabas e caftans. A ousadia que se vê no meu trabalho desde então devo a este país, às suas harmonias energéticas, às suas combinações audaciosas, ao fervor da sua criatividade. Essa cultura tornou-se minha, mas não me contentava em só absorvê-la; Peguei, transformei e adaptei ela” dizia Yves Saint Laurent sobre o local que é considerado como sua​ ​segunda​ ​casa.

Por conta disso, depois de inaugurar um museu em homenagem à Yves Saint Laurent em Paris, foi a vez de trazer o Musée YSL para Marrakech. ​“Parece perfeitamente natural, cinquenta anos depois, construir um museu dedicado ao seu trabalho, tão pelo Marrocos” disse​ ​Pierre​ ​Bergé,​ ​o​ ​magnata​ ​da​ ​moda​ ​francesa​ ​que​ ​co-fundou​ ​a​ ​casa​ ​de​ ​moda.

O local tem cerca de 4.000 m² e pode ser considerado muito mais que um museu. Além de preservar mil peças de vestuário da coleção pertencente à Fondation Pierre Bergé-Yves Saint Laurent (que contém no total 5 mil artigos de vestuário e 15 mil acessórios de alta costura), há também um espaço de 400 m² reservado para a exposição permanente da moda de YSL, desenhado por Christophe Martin. Há também um local para exposições temporárias (onde a primeira exposição é dedicada ao pintor Jacques Majorelle), uma biblioteca de pesquisa com mais de 6000 livros, um auditório com capacidade para 150 pessoas​ ​e​ ​um​ ​restaurante​ ​com​ ​livraria​ ​e​ ​terraço.

Todo o espaço foi projetado pela Studio KO, empresa de arquitetura de Olivier Marty e Karl Fournier, que vêm fazendo inúmeros projetos na Europa, EUA e Marrocos. Buscando referências nos arquivos do designer, os arquitetos foram atingidos por curvas correndo ao lado de linhas retas e pela sucessão de formas delicadas e ousadas que caracterizou o trabalho​ ​de​ ​Yves​ ​Saint​ ​Laurent,​ ​trazendo​ ​isso​ ​como​ ​inspiração​ ​para​ ​o​ ​projeto.

A fachada do edifício foi pensada para remeter à uma intersecção de cubos cobertos com rendas em tijolos, lembrando com suas formas a textura de um tecido. O logotipo do museu reflete o edifício contemporâneo, além de fazer referência à Mondrian e Marrocos, duas grandes influências para o trabalho do estilista. Já o interior do espaço foi inspirado em uma jaqueta​ ​​Haute Couture,​ ​descrito​ ​como​ ​​ ​aveludado,​ ​suave​ ​e​ ​radiante.

“​O musée YSL Marrakech combina dois mundos que estamos muito familiarizados e que são preciosos para os nossos corações: moda e Marrocos. Desde a fundação da nossa empresa arquitetônica viemos trabalhando com esse país que tanto inspirou Yves Saint Laurent. É com grande alegria que nós trabalhamos neste projeto ambicioso e contribuímos para a história e o prestígio do designer de moda mais importante do século XX​ ” contam os arquitetos.

O cenógrafo do museu, Christophe Martin, conta que as peças serão expostas em um rodízio, sempre ao lado de elementos audiovisuais imersivos, como fotos, música e esboços, realizando uma espécie de diálogo com a roupa. “Mostrar o gesto criativo do grande couturier. É assim que eu defino minha abordagem cenográfica ao museu de Marrakech. Não é uma retrospectiva, mas sim uma viagem ao coração de seu trabalho. O retrato imenso, luminoso e radiante de Yves Saint Laurent envolve as roupas.” explica Martin.

Esses museus que estão sendo inaugurados ao redor do mundo têm como intuito apresentar o design de ​Yves Saint Laurent, valorizando sua importância para a história da moda do século XX, que reflete até a contemporaneidade. No edifício de Marrocos, em especial, a finalidade é apresentar ao mundo peças ainda não tão conhecidas do designer, enquanto se faz referência a cidade que o inspirou por tantos anos, auxiliando na genialidade​ ​do​ ​mesmo,​ ​que​ ​é​ ​ícone​ ​no​ ​mundo​ ​moda​ ​até​ ​hoje.

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*