Iguatemi Trend Talk: Entrevista com Lilian Pacce

Na última quinta feira (01/02), nós participamos do evento Iguatemi Trend Talk, que aconteceu no shopping Iguatemi aqui em Florianópolis, e contou com nomes super bacanas como a repórter Lilian Pacce. Assuntos como comportamento de consumo, empoderamento e moda sem gênero e sem regra, foram as pautas do talk. Para falar sobre tendências de consumo, o evento conta com a participação da professora de moda do Senac Florianópolis, Ilma Godoy. Além de tudo, o produtor de conteúdo de moda masculina e colunista da revista Versar, Lucca Koch, faz abordagens de moda sem gênero, o evento foi mediado pela jornalista Yasmine Fiorini.

Aproveitamos o encontro para bater um papo com a Lilian, e perguntar sobre como ela enxerga o consumo consciente e o movimentos slow fashion no momento atual, além algumas dicas da jornalista de como consumir de forma mais consciente em nosso dia-a-dia.

 

Revista Catarina: Lilian, nós temos falado cada vez mais sobre o Consumo Consciente, e Slow Fashion você vê essas vertentes como um caminho real par um cenário futuro?

Lilian: Vejo super um caminho real!  Acredito muito, hoje mesmo postei um vídeo no youtube de uma campanha sobre ”canudinho não!” onde vamos incentivar as pessoas a abolirem o canudinho de suas vidas.  Quando você pensa em quantas coisas, por exemplo uma refeição, que pode gerar muito lixo e aí um “simples canudinho” faz a diferença sim.

Eu acho que muita gente tem essa consciência ou está criando ela, e nós temos que continuar fazendo isso, porque a nossa sociedade gera lixo demais, por mais que façamos processos de reciclagem, reaproveitamento e ações para remediar de todo esse material que acabamos gerando,  esses processos acabam consumindo mais energia.  Então eu penso que ao invés de apenas reciclar, e continuar produzindo lixo nas escalas atuais – que gasta muita energia e gera muita poluição também –  o ideal seria previnir e buscar formas de não gerar tanto lixo.

RV: Como você utiliza o movimento Slow no seu dia-a-dia, além da sua iniciativa de usar um Look por semana?

Lilian: Bom eu estou em uma fase da minha vida que eu consumo com mais cuidado, sempre que eu adquiro uma coisa, eu doo outra, acho que isso é importante, porque a gente não precisa de tanta coisa. Há sete anos atrás eu iniciei a campanha contra o uso da sacola de plástico, e incentivei o uso das ecobags e foi muito bacana, desde aquela época até hoje eu faço minhas compras com uma sacola durável, não uso plástico.

Pequenas medidas no dia-a-dia, como diminuir o uso de materiais que agridem a natureza, apagar a luz, fechar a torneira, são ações que a gente pode fazer sim, e que ajudam a criar novos hábitos em relação a questões mais profundas da nossa realidade, para haver uma reflexão sobre como estamos consumindo.

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*