Home Care sustentável

A percepção e preocupação com os produtos que consumimos tem aumentado, já que estamos criando uma nova consciência sobre o que estamos colocando em nossas casas e ingerindo. A ideia de fugir dos produtos extremamente químicos oferecidos hoje em dia, faz muito sentido e vem de encontro com causas ambientais e sustentáveis.

Nossos hábitos estão mudando. Não usamos mais maquiagens agressivas, não comemos mais alimentos que nos façam mal, nem roupas que não respeitem a cadeia produtiva. O home care também está mudando, seguindo a mesma lógica dos produtos de beleza –sem componentes sintéticos, não naturais e agressivos–  marcas estão desenvolvendo produtos de limpeza biodegradáveis, naturais, orgânicos e veganos. O fator biodegradável é muito importante, pois são aqueles que têm compostos orgânicos na sua composição e, por essa razão, se decompõe facilmente pela ação bacteriana. Além de embalagens que se decompõem, as retornáveis também são ótimas opções já que as próprias empresas fazem o processo de coleta do material, e reutilizam para envasar os mesmos produtos.

A composição dos produtos que usamos para a limpeza de casa também devem ser observadas, a maioria deles degradam o meio ambiente e provocam danos a nossa saúde. Substituir ingredientes sintéticos e agressivos por naturais e orgânicos tem sido a missão de marcas incríveis, que mostram como é possível criar produtos de uso diário e que sejam sustentáveis. No Brasil temos marcas super bacanas que abraçam a causa e promovem cuidados não só com a casa, mas com o ambiente e também com quem usa os produtos.

A POSITIV.A é uma empresa que desenvolveu e comercializa uma linha de produtos de limpeza consciente, naturais e biodegradáveis, baseados nos princípios da economia circular, bem como o apoio à agricultura familiar (com a escolha de fornecedores). A marca acaba de lançar novo sabão em pó para máquinas de lavar louças feito com óleo de coco, além de ambientalmente consciente desde a fabricação aos resíduos de uso, ainda economiza de 4 a 6 vezes água. Trata-se do novo sabão em pó para máquinas de lavar louças feito com óleo de coco. O produto vem em uma embalagem de vidro 100% reciclável,e é 2 em 1, podendo também ser usado para lavar roupas.

Feito a partir de óleo de coco puro, sendo 100% vegetal, o lava louças para máquina tem sua composição completa por componentes alcalinizante (hidróxido de sódio de origem mineral, responsável pela saponificação), sulfato de sódio anidro, coadjuvante (carbonato de sódio de origem mineral) e água. O produto fica livre de derivados de petróleo, além de não conter lauril, fosfato, cloro, corantes, conservantes e ácidos, substâncias que causam impactos ambientais nas águas de rios e oceanos.

Outra marca super bacana e a Ibéjí, que tem uma linha linda de produtos de limpeza e cuidados pessoais, como repelentes, aromatizantes, sabão líquido, desinfetante e muito mais, pelo facebook da Ibeji ou e-mail da marca.O conceito de limpeza consciente e o coração da marca, que além de comercializar seus produtos promove cursos e workshops ensinando como produzir produtos em casa e ensinando um pouquinho mais sobre os benefícios de usar produtos livres de componentes prejudiciais.

 

 

 

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*