Recém lançada no mercado nacional, a Heri.tage, é uma marca de bolsas para compartilhar. Isso mesmo! Com foco na produção “slow fashion” a marca propõe o uso consciente e disseminado dos acessórios, onde cada peça pode ser usada por mais de uma pessoa ou ter seu uso modificado através da troca de componentes.

Num momento onde as pessoas começam rever suas formas de consumo, marcas com iniciativas como esta ganham cada vez mais espaço no mercado.

A Heri.tage é comandada pela Designer Larissa Aguiar e nós aqui da Catarina tivemos a oportunidade de conversar um pouco com ela sobre essa nova proposta, confira nosso bate-papo”

 

Quem é a Larissa como designer?

Uma pessoa extremamente curiosa e que sempre está em busca de aprender… seja novas técnicas, seja novos conhecimentos manuais, seja um novo jeito de costurar… acredito que é por isso que eu quis ter um produto que emanasse versatilidade, pois eu sou muito assim.

 

De onde surgiu a ideia da criação da marca?

Durante a faculdade de Design de Moda eu sempre adorei fazer coisas 2 em 1, nem que fosse por diversão… e acabou que meu TCC foi baseado nessa versatilidade. Quando eu retornei da minha pós, e passando uns anos trabalhando no mercado (sempre de acessórios, independente da minha função) eu quis investir nisso que eu gostava de fazer, e unir a amizade que eu tenho com minha mãe. Por isso eu digo que a Heri.tage não é so de bolsas 2 em 1, é de bolsas para serem compartilhadas entre mulheres, como eu sempre compartilhei as minhas com a minha mãe.

 

Quais as inspirações para essa coleção?

A Heri.tage surgiu com a ideia de ter modelos fixos que fossem mudando cores e materiais ao longo do tempo. Por isso, cada coleção é capsula, alguns modelos ressurgem com cores diferentes baseadas em alguma proposta que me encanta. Agora estamos com a Capsula Monet, baseada no pintor impressionista, e que une o couro com o jacquard, em cores do por do sol.

 

Por que a escolha de uma coleção pequena?

Exatamente por ter a ideia de ter modelos fixos e ao longo do tempo ir lançando novos. Como toda bolsa ou acessório que eu crio é baseado em um relacionamento entre mulheres (seja mãe e filha, amigas, irmãs…), as peças são únicas e marcantes, e vão apenas mudando alguns elementos de design, cor ou material ao longo do tempo. Assim, a pessoa não pensa em uma bolsa so pela bolsa, mas que esta adquirindo uma historia junto.

 

Como as peças são desenvolvidas? Manualmente? Como se dá a escolha dos materiais utilizados?

Toda a seleção dos materiais é feita por mim, em costumes licenciados ou em lojas que vende o perugia (material biodegradável que eu uso nas veganas). Essa seleção é feita depois da ideia inicial com desenhos ou recortes. A produção é feita em um atelier familiar aqui em São Paulo, são cortadas e montadas uma a uma a mão, e o acabamento feito em maquina.

 

Como o slow fashion é praticado na HERI•TAGE?

Nós acreditamos no resgate do feito a mão, um a um, e na produção local respeitando o conhecimento do artesão e sua família. Nossos lotes são super restritos, exatamente por serem feitos com muito carinho e com o tempo empregado em seu feitio. Não seguimos tendências e somos atemporais. É um novo estilo de criar e ser, com consciência.

 

Como funciona o uso compartilhado dos produtos?

Cada um dos produtos tem 2 funcionalidades, 2 jeitos de usar, ou é literalmente 2 em 1. Temos hoje bolsas que o bolso frontal solta e vira uma clutch a parte, temos porta celulares com passantes no fundo para encaixarem em cintos (então funcionam como pochete ou porta celular), temos bolsas sem definição de frente e costas, e cada lado tem cores diferentes… dessa forma, acreditamos que além de você poder literalmente ter uma bolsa e poder dar uma parte dela para uma outra mulher usar (como a que solta a clutch, por exemplo), ou você pode comprar uma bolsa e sua irmã, mãe, amiga ou prima usar a mesma peça de outro jeito. É uma forma de conectar mais ainda as mulheres e consumir o produto de forma consciente.
E para encerrar nossa conversa Larrisa deixou um recadinho para nossa leitoria:

 

A Heri.tage é sobre compartilhamento, amizade e consumo consciente. Que tal promover cada vez mais esses sentimentos e fazer parte desse novo momento da moda junto a gente?

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*