Guarda-roupa cápsula: viver melhor, com menos é a nova tendência

slider2

Uma tendência de comportamento vem ganhando força ao redor do mundo, o minimalismo. Viver melhor com menos, é o principal motivo desse movimento, que está presente tanto em como organizamos o lugar onde moramos até mesmo nas roupas que vestimos. Você provavelmente vai concordar comigo que não precisamos de 30 itens de decoração no meio da sala, nem mesmo de uma porção de peças no guarda-roupa que muitas vezes nem lembramos de todas que estão lá. O minimalismo vem abrir espaço na bagunça do dia a dia, nos ajuda a controlar o impulso consumista de querer sempre mais, e ainda serve como forma de libertação para muitos de seus praticantes.

Quer testar? Então comece pelo guarda roupa! A fórmula para ter um bom guarda-roupa cápsula é simples: separe em média 30 peças que você realmente ama usar, elas precisam ser versáteis e se encaixarem na estação do ano. Vestidos, camisetas, blusas, calças, shorts, até mesmo sapatos! Isto é, você pode escolher 10 partes de baixo, 10 partes de cima, 5 sapatos e 5 vestidos, considerando o limite de 30 peças. Essa seleção será tudo que você vai usar nos próximos meses. Dai para frente o segredo é usar a criatividade e ir combinando suas escolhas para criar diversas variações de looks.

Imagem1

Um ótimo exemplo de como o guarda-roupa cápsula dá certo é a blogger Caroline Rector, do site Unfancy. Ela começou o blog para documentar sua mudança de estilo de vida. Caroline reduziu seu guarda-roupa para apenas 37 peças, que ficavam com ela durante três meses, após esse período, ela poderia escolher outras peças para incluir no sistema. De acordo com a blogger, ter um conjunto – mesmo que pequeno – de peças que ela realmente amava, ajudou muito a economizar tempo na hora de se vestir. Outra economia bem vinda foi a financeira, já que o guarda-roupa cápsula não deixa espaço para compras por impulso, aquelas que você faz quando ACHA que é a peça dos seus sonhos mas quando chega em casa joga no guarda-roupa e não vê nunca mais.

Essa mudança inicial fez com que ela passasse a adotar o minimalismo em outros setores da sua vida, e afirma que o maior aprendizado dessa experiência que virou um estilo de vida foi ter certeza que a felicidade e o sentimento de realização não estão atrelados a coisas materiais e sim é algo que vem de dentro, para fora.

Entenda melhor o guarda-roupa cápsula, segundo Caroline:

fall-capsule-wardrobe2 (1)

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*