Galeria Lafayette: Fundação abre espaço oficial em março de 2018

O Grupo Galeries Lafayette anunciou essa semana a abertura oficial da Fundação Empresarial Lafayette Anticipations – Galeries Lafayette neste sábado, dia 10 de março. A instituição foi criada em 2013, por iniciativa de Guillaume Houzé, que assumiu o compromisso do Grupo, a longo prazo, com artistas e com a democratização do acesso à cultura. Na Fundação, a missão da Lafayette Anticipations será oferecer a artistas das mais variadas áreas de atuação as condições necessárias e personalizadas de experimentação, produção e exposição favoráveis à criação. O projeto irá contar em média com três a quatro eventos anuais e promoverá o encontro de talentos, fazendo do local um lugar de vida e intercâmbios.

A Lafayette Anticipations, será o primeiro centro multidisciplinar deste tipo na França, a Fundação é dirigida por François Quintin e conta com uma equipe de personalidades de renome mundial do cenários das artes, incluindo Chris Dercon (diretor da Volksbühne, de Berlim), Martin Hatebur (presidente da Kunsthalle Basel) e Laurent Le Bon (diretor do Museu Picasso), entre outros. O público poderá entrar no recém-renovado edifício que fica localizado no número 9 da Rue du Plâtre, no coração do Marais, em um edifício industrial do século 19, de 2.200 m2. O local foi totalmente reabilitado pelo arquiteto Rem Koolhaas e sua agência OMA.

A intervenção arquitetônica conseguiu articular duas condições que são, a priori, contraditórias: desejo de máxima flexibilidade programática e requisitos de preservação e patrimônio muito rigorosos. A OMA imaginou uma arquitetura muito ousada, baseada em um jogo inovador de pisos móveis que permite 40 configurações de espaço para servir a criatividade dos artistas, além disso o ambiente foi projetado como um lugar animado, gerando e estimulando trocas de forma dinâmica.

A Lafayette Anticipations oferecerá aos visitantes um ecossistema único: 875 m2 de espaço de exposição, oficinas de produção, um espaço dedicado à prática artística para todos os públicos, uma cafeteria orgânica de 40 lugares e uma loja conceitual de 100 m2 , batizada de “À Rebours”. Com livre acesso no térreo, o edifício servirá como um novo ponto de entrada e circulação para o grupo Galeries Lafayette, ligando o BHV Marais, voltando pelo BHV Homme, através do projeto alimentar Eataly, até à fundação. Já temos uma prévia do calendário inaugural da fundação, que acolherá – até 30 de abril – a mostra “O Silêncio do Mar”, do artista americano Lutz Bacher, cujo trabalho é apresentado pela primeira vez na França e inclui um trabalho inédito especialmente concebido para a Lafayette.

“A abertura de Lafayette Anticipations marca um novo marco na história do nosso Grupo, símbolo da natureza do compromisso de nossa família em promover a criação e transmitir nosso valores. Com esta Fundação, assim como em nossas lojas, incorporamos nossa profunda convicção de que a empresa tem um papel a desempenhar, tornando a arte acessível a um maior número de pessoas. Estamos muito satisfeitos por poder oferecer a Paris um local singular na paisagem cultural da capital que reforçará ainda mais a sua atratividade”, afirma Philippe Houzé, presidente do Conselho de Administração do Grupo Galeries Lafayette.

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*