Scott Schuman, Tommy Ton, Yvan Rodic… com a febre do street style, é fácil identificar os fotógrafos dedicados a esse estilo. Mas você já parou para pensar nos “modelos” que estrelam as fotos? Aliás, será que os próprios protagonistas dos cliques compreendem a importância das imagens em que posam e buscam por elas depois de serem fotografados?

Essa é pergunta que a jornalista Fernanda Peruzzo quis responder durante a última semana de moda em Paris. A fotógrafa, que reside na Cidade Luz desde 2011 e atua como correspondente por lá, criou o Faces Project – um experimento imagético, como a própria o define. “Durante o evento, cliquei diferentes pessoas nas portas dos desfiles, com autorização delas, mas sem dizer o que era ou onde seria publicado e sem perguntar seus nomes,” explica Fernanda. “Minha ideia é testar até que ponto as pessoas se preocupam com sua própria imagem e seu direito de imagem e como elas lidam com a fotografia de rua. Será que elas realizam pesquisas na internet para saber onde suas fotos foram publicadas?”

O resultado é um site com 100 retratos belíssimos e o pedido da jornalista para as pessoas entrarem em contato com ela, caso se reconheçam nas imagens. Mesmo que você tenha certeza que não foi fotografado nos últimos dias, vale a pena conhecer a página do projeto e se inspirar com o que encontrar por lá.

 

FernandaPeruzzoIMG_8389-65 FernandaPeruzzoIMG_8429-100 FernandaPeruzzoIMG_8521-171

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*