Estampa à Porter!

Em uma terça-feira, dia 22 de setembro mais especificamente, a organização da Première Vision de São Paulo divulgou uma nota oficial cancelando a edição que aconteceria dias 4 e 5 de novembro na capital paulista. Guglielmo Olearo, diretor internacional da Première Vision, esclareceu ao portal GBLjeans: “decidimos colocar em espera a edição de novembro depois de uma profunda e detalhada análise sobre o status atual da moda e do setor têxtil brasileiro. Os potenciais expositores estão vivendo dias difíceis e decidiram cortar drasticamente os custos de marketing e de promoções para os próximos meses e tem um show sem representar as maiores ofertas dos melhores produtos não é o DNA da Première Vision”. Comunicado que chocou o mercado que, apesar de tudo, luta para passar o período de instabilidade econômica no país. Seriam apresentados no principal salão de negócios do setor os lançamentos voltados ao verão 2017.

Estamos em novembro de 2015, agora é o momento que o mercado para e começa a desenvolver as coleções para a temporada primavera/verão 2017. Sem a Première Vision SP, alguns profissionais deste setor ficam sem esta importantíssima informação. É esta informação que Fábio Garcia, Rafael Knight e um grupo de profissionais pretendem levar ao mercado com a Estampa à Porter, primeira feira de estampas de Santa Catarina que acontece dia 30 de novembro e 1º de dezembro na Praia Brava em Balneário Camboriú. O evento, idealizado pela Dash Studio e pela Líbere Fashion School, apresenta as novidades em estampas através de estúdios que atendem as principais tecelagens e confecções no Brasil. Estão entre eles: Adriana Boulos, Aurum, Coletivo Estampa, Dash, Graphique e Salpique Arte. Além disso, ao final de cada dia terão palestras gratuitas com Mirvana Andreis e Celaine Refosco, respectivamente.

Para sabermos ainda mais sobre a Estampa à Porter, conversamos com exclusividade para a Catarina com Fábio Garcia e Rafael Knight, idealizadores da feira. Confira:

RC: Como surgiu a ideia da feira e como ela será?

FG/RK: Com o amadurecimento do estúdio buscamos realizar novos projetos e entre eles foi participar da Premiere Vision em maio desse ano em São Paulo. Nos pegou de surpresa quando soubemos que não teria mais a edição de novembro e com certeza uma grande parte dos confeccionistas da região que também buscavam novidades em estúdios e estampas. Pensando nessa parcela do mercado que ficou órfão da Première que tivemos a ideia estimular o intercâmbio entre os estúdios de estampas com as marcas, têxteis e indústrias de estamparia e decoração da região. Serão 6 estúdios relevantes do Rio, São Paulo e Vale do Itajaí que apresentarão seus lançamentos em estamparia para o Verão 2017.

RC: Qual a carência no mercado de estamparia? Você acredita que o fato da indústria têxtil ser muito forte influencia diretamente isso?

FG/RK: O mercado de estamparia têxtil passou por um crescimento nos últimos anos. A estamparia está em praticamente todas as coleções e os estilistas encontram na estampa uma maneira de se destacar dentro do competitivo mercado de moda, criando uma identidade única e garantindo a exclusividade de suas criações. Os estúdios se fortaleceram em cima dessa demanda e principalmente pelos avanços tecnológicos que contribuem para o desenvolvimento e crescimento de toda cadeia têxtil.

RC: Quais os diferenciais da feira para este mercado?

FG/RK: Todos os expositores da feira trabalham com métodos de pesquisa de tendências e conceituação que se traduzem em coleções inovadoras. Mais do que estimular o intercâmbio, queremos dividir com todos uma apreciação mútua por padronagens e uma visão compartilhada de moda e arte que será traduzido em desenhos exclusivos, espaço expositivo e palestras com conteúdo de mercado futuro e atuais.

RC: Ao final de cada dia, que assuntos serão abordados nas palestras e quem serão os palestrantes?

FG/RK: Celaine Refosco – Diretora Criativa do Instituto Orbitato
Herculano Ferreira – Diretor Técnico da ArtZone e Artista Visual
Edgar Azevedo (Chico) – Diretor Industrial da SPGPrints/Imagecor,
Pedro Duplaa Ferreira – Especialista em Impressão Digital da ArtZone
Romario Oliveira – Sócio-proprietário do Guia Textil

Abordarão, em um papo descontraído, assuntos relacionados ao mercado têxtil, identidade de produto de estamparia e escala produtiva.

RC: Você pode nos adiantar, com exclusividade, o que o público encontrará na feira?

FG/RK: O público visitante encontrará na feira centenas de opções de desenhos exclusivos em um ambiente com alto teor de criatividade e inspiração.

RC: E para finalizar, inicialmente, a feira acontecerá uma ou duas vezes por ano? Nos vemos na próxima temporada!?

FG/RK: Com certeza o projeto já nasce pensando na próxima edição.

unnamed

Estampa à Porter – 1 Feira de Estampas de Santa Catarina
Data: 30 de Nov e 01 de Dez.
Horário: Das 10h às 19h.
Local: Lote84 – Rua Ernesto G, 84 / Praia Brava, Balneário Camboriú, Santa Catarina.
Expositores: Adriana Boulos (SP), Aurum (SP), Coletivo Estampa (RJ), Dash (SC), Graphique (SP) e Salpique Arte (SC).

por Diego Sfoggia
@diegosfoggia

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*