Ecobirdy promove o design circular

Produtos sustentáveis são o novo desejo dos consumidores, pois além de apoiarem o impacto positivo social e ambiental, representam o crescente desejo global para uma vida sustentável com outro sistema no varejo e a adoção de conceitos que promovem o cuidado consciente, reparação, reciclagem e comércio circular.

Incentivar a mudança da cultura do descartável é um dos grandes desafios enfrentados, além da preservação dos produtos e o descarte correto após o ciclo de uso. Abraçar o modelo circular de reparação e revenda é uma forma viável para ressignificar descartes, não gerar novos produtos na cadeia e prolongar a vida de uma matéria prima que seria inutilizada e provavelmente mal descartada.

Novas marcas estão assumindo o compromisso de reciclar e dar um novo sentido a matérias primas que seriam rejeitadas. Esse é o caso da ecoBirdy, empresa Belga de móveis, que tem como principal matéria prima brinquedos de plástico de descarte.

O processo adotado pela empresa combina sustentabilidade, design e uma abordagem educacional através dos seus produtos. Os móveis são elaborados para o público kids, e toda a marca gira em torno desse universo. A matéria prima inicial são brinquedos plásticos obtidos em centros de reciclagem profissionais, todo o material passa pelo processo de triagem onde o plástico é separado e enviado para a trituradora. Após o processo de seleção, e controle de qualidade o plástico é transformado passa pelo processo de ecotileno ‒ desenvolvido pela ecoBirdy ‒ que separa o plástico por cores. O resultado são peças de design moderno, com uma mistura de plásticos multicoloridos ou de uma cor só, com uma textura sensorial que lembra a do terrazzo. A linha de produtos – que você pode ver no site ‒ inclui cadeiras, mesas e luminárias e baús com o formato do pássaro Kiwi, em cores e tamanhos lúdicos e amigáveis ​​para crianças, sendo todos recicláveis, fazendo jus ao conceito da marca.

Além de adotar o processo de upcycling de forma criativa ao transformar brinquedos de plástico em móveis distintos e recicláveis ​​para crianças, a ecoBirdy administra e promove um programa escolar que apresenta às crianças o conceito de design circular e sustentabilidade, ensinando o para crianças a importância do conceito através da narração de histórias. A marca desenvolveu um livro que apresenta às crianças questões relacionadas ao lixo plástico, e apresenta ações para combater a poluição gerada pelo material, ao final de cada evento que são realizados em escolas parceiras, a marca incentiva os pequenos a jogar seus velhos brinquedos de plástico em um contêiner de coleta, para serem reciclados em novos móveis.

O ecoBirdy é a prova de que é possível criar produtos sustentáveis mantendo o design, e implementando o processo em todos os níveis da empresa de forma autêntica e promovendo a conscientização e educação sobre um tema que é fundamental.

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*