Desfile de abertura do Minas Trend quebra paradigmas da religiosidade

No último dia 03 se iniciou o Minas Trend, uma das grandes semanas de moda nacional, entretanto uma noite antes alguns nomes haviam sido convidados para um desfile que mostrou muito do conceito de diversidade do evento. O desfile, dirigido pelo stylist Paulo Martinez, teve como inspiração a religiosidade mineira, que está muito presente em suas icônicas​ ​igrejas​ ​barrocas.

Com uma cartela de cores bem quente, passando do carmim para o rosa antigo e o marrom avermelhado, as peças retratavam seres religiosos de uma maneira santa, mas profana. Véus, mantos, solidéus, coroas de flores e mitras papais foram desfilados. com sobreposições​ ​em​ ​renda​ ​e​ ​transparência,​ ​cintos​ ​largos​ ​e​ ​paletós.

As modelos buscavam retratar mais de um tipo de religião, defendendo a diversidade e o respeito na passarela, e principalmente fora dela. Desde beatas, freiras e santas, até camponesas, católicas e lenços muçulmanos: foi essa pluralidade religiosa que se viu no desfile​ ​conceitual​ ​mineiro.

Em uma época em que a intolerância religiosa ainda é assunto de debate, mesmo tendo havido uma “evolução” do assunto, um desfile como esse só tem a acrescentar na sociedade. Inúmeras guerras ainda acontecem por conta de intolerância, e isso não é mais admissível, em uma sociedade dita tão evoluída como a que vivemos. As diferenças devem ser respeitadas, seja no campo religioso, sexual, racial ou qualquer outro, e a moda é só um dos​ ​setores​ ​que​ ​deve​ ​se​ ​manifestar​ ​para​ ​tal​ ​mudança.

A ousadia dos organizadores ao realizar algo tão forte como esse para defender seu posicionamento mostra, mais uma vez, que a moda pode, e deve, usar seu poder para discutir assuntos e questões polêmicas e se impor sobre. Moda é expressão da sociedade, e​ ​a​ ​sociedade​ ​não​ ​está​ ​mais​ ​calada,​ ​ela​ ​exige​ ​mudanças​ ​agora!

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*