Conheça os vencedores do Hong Kong Young Fashion Designers Contest

O Hong Kong Young Fashion Designers Contest (YDC) é, sem dúvidas, o evento anual de moda mais importante da cidade. O concurso traz uma visão do estilo de vida dos novos designers, exibindo para o grande público seus anseios e talentos. Nesse ano o evento veio com um propósito maior, onde os competidores fizeram suas coleções baseadas nas questões sociais que a cidade enfrentou recentemente. Separamos os três principais finalistas​ ​para​ ​vocês:

Fazendo uma crítica à ensino educacional autoritário, Wilson Choi apresentou sua coleção intitulada The Stolen Soul (A Alma Roubada). As peças tratavam sobre a insatisfação da juventude, através de peças streetwear masculina, com uma pegada atlética, e bem comercial. Os modelos estavam vestidos com jaquetas e calças com muitos detalhes em zíperes, além listras vermelhas simbolizando o desafio, resultando na representação de uma​ ​rebelião​ ​de​ ​jovens​ ​estudantes​ ​protestando​ ​com​ ​insatisfação.

Sonic Lam também optou por uma coleção masculina para a passarela, que fora intitulada Barren Land, e homenageia a evolução de Hong Kong, de uma vila de pesca para um centro internacional. As peças foram retratos de jovens criadores angustiados pela invasão chinesa dos últimos tempos na moda oriental, até então dominada pelo Japão. O designer usou referências de animes cibernéticos e filmes de Wong Kar-wai, criando uma coleção com uma pegada rebelde e punk, através de peças que brincavam com a proporção de tamanhos.

No entanto a grande vencedora da noite, que levou pra casa o New Talent Award, foi Arto Wong. A designer havia participado do concurso no último ano, e resolveu tentar nessa edição novamente, criando uma coleção que marcou todos que estavam assistindo, por conseguir unir o apelo criativo com a parte comercial. A inspiração de Wong foi uma explosão de átomos e seu infinito potencial molecular, surgindo assim a coleção Zero to Unlimited. Peças com muito volume e equilíbrio de texturas e cores foi o que se viu na passarela,​ ​representando​ ​literalmente​ ​uma​ ​explosão​ ​criativa.

Um evento como o Hong Kong Young Fashion Designers Contest é de extrema importância para o mundo da moda atual. Através do incentivo para novos designers e a proposta de tratar sobre temas fortes e atuais, com uma pegada social e inovadora é o que o universo fashion está clamando no momento. A monotonia de roupas por roupas, sem um propósito, está cada vez menos condizente com o momento de mudança e progresso que o mundo vem​ ​passando,​ ​e​ ​a​ ​moda​ ​precisa,​ ​e​ ​vai,​ ​acompanhar​ ​isso.

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*