ASAP OCEANS – OSKLEN SS 19

ASAP OCEANS – OSKLEN SS 19

 

Sem dúvida nenhuma a Osklen é uma das protagonistas quando falamos em moda sustentável no Brasil. A marca que já é referencia no assunto lança nova coleção inspirada nos Oceanos.

Mas muito mais do que uma nova coleção a marca mostra a importância do sua papel como pioneira no assunto, e para celebrar o marco de 850 mil peças produzidas com e-fabrics desde 1998, a OSKLEN e o Instituto-E fecharam uma parceria inédita na moda brasileira com a COPPEAD – UFRJ, para gerar o maior estudo já realizado na moda brasileira sobre o impacto sócio-ambiental da cadeia produtiva de uma marca nacional. Os resultados desse projeto reafirmam a Osklen como referência em sustentabilidade através de números efetivos que comprovam sua capacidade de inovação e gestão e a posicionam como o maior laboratório de desenvolvimento de matérias-primas e projetos sustentáveis do Brasil e uma referência internacional.

Já a coleção apresentada no SPFW é “Um manifesto em prol dos Oceanos, sob uma forma conceitual, estilística e concreta“, dando continuidade ao movimento ASAP, um chamado da OSKLEN para a urgência da adoção de um estilo de vida alinhado a práticas socioambientais. A coleção ASAP Oceans reafirma esse propósito e lança um manifesto em defesa dos mares e oceanos. O envolvimento da Osklen e do Instituto-E com essa temática sempre esteve presente na história da marca. A defesa da saúde dos mares e oceanos é um tema urgente para toda a humanidade e a marca têm feito a sua parte, se mobilizando e facilitando o engajamento de seus parceiros.

 

Detalhes da Coleção SS19

 

Oceans, tema que permeia a história da Osklen, surge nesta temporada traduzido na fusão do universo náutico com os uniformes de mergulho e a poesia do personagem do pescador. A economia circular e o uso de matérias-primas mais conscientes e sustentáveis seguem um compromisso assumido pioneiramente pela OSKLEN há 20 anos, quando trabalhou pela primeira vez com algodão orgânico. No último ano, para produção da linha de malha PET, a OSKLEN poupou 119 milhões de litros de água, reduziu em 70% o consumo de energia elétrica e atingiu o recorde de 272 mil garrafas plásticas reutilizadas que acabariam em lixões das cidades ou nas águas do oceano. A coleção SS19 é uma extensão desses processos e projetos mais sustentáveis. Osklen + Casa do Cacete

A Osklen e o Instituto-E, em parceria com o IPTI (Instituto de Pesquisa, Tecnologia e Inovação) e a Casa do Cacete, projeto composto por quatro jovens artistas empreendedores de Santa Luzia de Itanhy, no Sergipe – um dos municípios de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil – apresentam o resultado de um trabalho desenvolvido a várias mãos para a coleção SS19.

O intercâmbio de experiências e saberes resultou na co-criação de prints que estampam diversas peças da coleção. O mangue é um dos principais temas que inspiram o trabalho desses jovens, com o intuito de chamar a atenção para esse berçário da vida marinha presente na biodiversidade brasileira. Na passarela, as estampas crasto fish, aratu e os florais são resultado deste trabalho. Osklen + Bordando o futuro A cooperativa “Bordando o Futuro”, localizada em Itaperuna, no estado do Rio de Janeiro (RJ), desenvolveu as bolsas em macramê da coleção, técnica de tecelagem feita à mão. A parceria contribui para a geração de renda e reinserção social das bordadeiras envolvidas no processo.

Iniciativas como essa estão cada vez mais presentes nas marcas de moda brasiliera que buscam uma pausa no processo de produção industrial, encontrando alternativas para uma moda cada vez mais ética e sustentável. Faça também parte do ativismo em prol desta causa, consuma consciente e busque informações sobre as marcas antes de realizar suas compras.

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*