“As tendências não me interessam”, diz fotógrafa de street style

Por Camila Beaumord

É com um sorriso tímido e animação quase infantil que Liisa Jokinen se aproxima das pessoas nas ruas escuras de Helsinque e pede para tirar uma foto. Quem é da cidade já a reconhece – ela é a criadora do Hel-Looks, site de street style da Finlândia no ar há quase 10 anos. Em meio a tantos fotógrafos que se transformaram em estrelas internacionais por registrar o estilo das ruas, Liisa (que foi uma das pioneiras no segmento) mantém a cabeça no lugar e a alegria naquilo que faz. Em sua passagem pelo Brasil, conversamos longamente sobre as características de seu país, os novos talentos que despontam por lá e estilo com sustentabilidade. Aqui estão alguns trechos desse papo, que você vai conferir na íntegra na nossa próxima edição!

 

Imagem: Gorilla-Magazine

Imagem: Gorilla-Magazine

Sobre seu começo na moda: Eu me formei em História, na verdade, mas na Finlândia, você tem muito poder de escolha sobre os materiais que quer estudar. E eu sempre fui atraída pelo lado da moda. Quando me formei, trabalhei por anos em museus, mas é difícil conseguir um emprego fixo como curadora. Como sempre gostei de escrever, contribui para várias revistas independentes locais. Foi convivendo com esse meio que surgiu o site.

Sobre a criação do Hel-Looks: A ideia veio de uma viagem a Estocolmo. Você já foi para lá? Todos são estilosos! É lindo. Mas se você fica muito tempo, percebe que todos têm um estilo muito parecido. Seguem as tendências, sabe? Isso não é tão interessante para mim. Em Helsinque, é diferente – as pessoas são muito mais conscientes do funcional, do que fica bem nelas, e não necessariamente do que “está na moda”. Por isso, quis registrar o estilo finlandês.

Sobre estilo pessoal: Eu gosto quando as pessoas seguem sobre próprio estilo, em vez de copiar dos outros. Se você quer estar na moda, você precisa copiar uma tendência. Você não consegue ser “fashionable” sozinho. Para mim, isso é triste. Por isso, enfatizo que o Hel-Looks é um blog de ESTILO, não de moda.

Sobre blogs de street style globalizados: Sabe, eu acho que o propósito do site de street style é registrar a cultura de sua cidade. Os blogs começaram assim. Mas hoje, muitos viajam e as fotos tomam esse caráter global. Aí você vê as mesmas tendências em Nova York, Londres, Paris… são todos iguais! Eu gosto da ideia do site de registrar sua cidade local. É por isso que as fotos que coloco lá são apenas da Finlândia. Não me interessa fotografar as pessoas em semana de moda, sabe? Eu gosto quando entro em um site de fotografia e consigo ter uma noção de como é a cultura nessa cidade, como as pessoas se vestem, como é o clima. Isso até me ajuda a fazer as malas antes de viajar!

Sobre os novos talentos da Finlândia: Fomos destacados pelo WWD e pelo Business of Fashion, dois grandes veículos internacionais. A moda finlandesa está passando por uma transformação criativa muito legal. Nossas designers venceram as últimas edições do festival de Hyère – o trio Siiri Raasakka, Tiia Siren e Elina Laitinene em 2012 e Satu Maaranen em 2013. Temos a Sophie Sälekari, que foi finalista do H&M Design Awards este ano. Então nosso mercado está aquecido. Agora, é o momento de transformar a criatividade em um negócio.

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*