90 anos de moda

Um tecido é muito mais do que um simples pedaço de pano. A forma como é usado diz muito não apenas sobre quem o veste, mas sobre a cultura em que está inserido e o tempo em que vive. Nos anos 1920, as roupas representavam um período de modernização, reflexo das novas relações sociais que começavam a surgir.

Nesta época, os espartilhos apertadíssimos deram lugar a uma silhueta reta e sem curvas, com vestidos mais curtos, leves e soltos. A mulher conquistava certa liberdade e independência. Além das saias e vestidos, que deixavam parte das pernas e braços a mostra, o cumprimento dos cabelos também havia diminuído.

As referências, muitas vezes inspiradas pelo estilo parisiense ou hollywoodiano, também passeavam pelo universo masculino, trazendo um quê de androginia ao visual. Essa foi a década do surrealismo, das inovações tecnológicas e do início do cinema falado. Foi um período importante para a moda mundial, onde a protagonista era Coco Chanel.

No Brasil, também começava um movimento pela busca da identidade cultural e por uma forma de expressão típica do país. Poucos anos depois da Semana de Arte Moderna, em 1925, surgia uma fábrica pioneira na produção de tecidos decorativos em Santa Catarina – e que modificaria a história da moda brasileira. A RenauxView vinha para ficar.

Hoje, 90 anos depois de sua fundação, a empresa está em festa. Celebra sua força criativa, as transformações que passou ao longo dos anos e suas parcerias de sucesso. Num mercado que se caracteriza pela efemeridade, é raro encontrar um grupo com quase um século de existência, que inova a cada ano, sem perder a tradição.

Esta trajetória também cruza com o caminho da Revista Catarina. Além de ser uma gigante têxtil, a Renaux incentiva e patrocina novos talentos da moda brasileira. Foi graças ao apoio de Armando Hess, presidente da empresa, que nossa primeira edição foi impressa. Mais uma vez, o mercado da moda saiu ganhando.

Como amantes deste universo, ficamos honrados em parabenizar a RenauxView por mais uma conquista tão significativa. Principalmente por entender que essa não é uma vitória apenas da empresa, e sim um ganho para Santa Catarina e todo o Brasil.


Fotos produzidas pela Catarina.

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*