Moda além da passarela: confira os eventos oficiais que fazem parte do SPFW

p1010988

“As manifestações culturais e artísticas são arrastadas pelo motor da moda.” Zygmunt Bauman

Desde o início, o São Paulo Fashion Week estabelece um diálogo transversal, múltiplo e contínuo entre diferentes formas de expressão artística que convergem, se interligam e inventam outras paisagens. Em sua 37ª edição, o SPFW celebra o espaço da criação, a capacidade de observar, reagir e refletir o tempo em meio à lógica cada vez mais acelerada do mercado.

“Quando criamos a semana de moda foi pela via da transversalidade. A moda, assim como a arte, repensa o mundo o tempo todo. Trocam e fazem provocações, trazem novos olhares e novas percepções. Esse é um diálogo permanente que estimulamos há quase duas décadas,” comenta Paulo Borges, diretor criativo do SPFW e CEO da Luminosidade.

Nesta temporada, o SPFW se transforma em uma grande galeria. Com curadoria do fotógrafo e crítico Eder Chiodetto, a mostra coletiva Paisagem Entrópica apresenta os trabalhos de dez artistas brasileiros que investigam os limites expressivos da fotografia contemporânea. Um dos destaques da mostra é a obra “Cabeças de Vento”, da artista Ana Almeida, que ocupa os 175 metros de extensão da fachada do evento. Ao todo são 68 obras expostas nos espaços do lounge e do foyer dos artistas Ana Lúcia Mariz, Bruno Veiga, Fernanda Zgouridi, Gisela Motta e Leandro Lima, Julia Kater, Marcelo Silveira, Mariana Tassinari e Odires Mlászho.

MODA NO CEU

A parceria entre Prefeitura da Cidade de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação e São Paulo Fashion Week leva pela 3ª vez consecutiva para os Centros Educacionais Unificados o território criativo, cultural e educativo do maior evento de moda do país, ampliando a agenda escolar com múltiplas atividades extracurriculares que integram educação, cultura e esporte. Alunos, professores e as comunidades em volta dos CEUs estreitam o convívio com a moda por meio de conteúdos especialmente pensados a cada temporada. De 1º a 4 de abril, a programação está distribuída em oito Centros Educacionais com workshops de beleza e bate-papos com os fotógrafos Eder Chiodetto e Bob Wolfenson. O destaque fica por conta do estilista João Pimenta que, além de falar de sua trajetória e realizar um workshop, reapresenta a coleção desfilada na véspera no SPFW. Uma exposição assinada por Bob Wolfenson, no CEU Jardim Paulistano, completa a agenda. Abaixo, veja a agenda completa:

01/04 MENINOS 11 H DESFILE JOÃO PIMENTA/PALESTRA PAULO/CLÁUDIA
2945-2555 Rua Barbinos, s/ n São João Clímaco

01/04 CAMINHOS DO MAR 16 H WORKSHOP DE MAQUIAGEM – “O BOTICÁRIO” CLÁUDIA
Só por e-mail cultura.ceucaminhodomar@gmail.com
Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 5241 Jabaquara

02/04 VILA DO SOL 11 H PALESTRA COM EDER CHIODETTO RODRIGO
3397-9810 Av. dos Funcionários Públicos, 369
Jardim Capela

02/04 TRÊS PONTES 15 H WORKSHOP DE MAQUIAGEM – “O BOTICÁRIO EMERSON
3397-6421
Rua Capachós, s /nº Jardim Célia

03/04 PERA MARMELO 11 H TALKSHOW COM FOTÓGRAFO
BOB WOLFENSON SANDRO
3948-3959
Rua Pêra Marmelo, 226 Jaraguá

03/04 JAÇANÃ 15 H WORKSHOP DE MAQUIAGEM – O BOTICÁRIO GILVÂNIA
3397-3977
Rua Antonio Cezar Neto, 105 Jardim Guapira

04/04 TIQUATIRA 15 H WORKSHOP COM JOÃO PIMENTA DANIELA
2075-7452
Av. Cond. Elizabeth Robiano s/n Penha

04/04 CAMPO LIMPO 15 H WORKSHOP DE MAQUIAGEM – O BOTICÁRIO CLEO
5843-4841
Av. Carlos Lacerda, 678 Campo Limpo

EXPOSIÇÃO DE 01/04 a 04/04 – FOTOS DE BOB WOLFENSON – EXPOSIÇÃO DA FFWMAG OURO BRANCO PÉROLA NEGRA
CEU JARDIM PAULISTANO CONTATO FABIANA 3397-5421
R Aparecida do Taboado, s/n – Jd.Paulistano

OCUPAÇÃO ZUZU

Na quarta-feira, dia 02, o SPFW será palco do desfile-performance em homenagem a Zuzu Angel, dirigido pela estilista Karlla Girotto. Modelos e atrizes usam réplicas de vestidos de Zuzu e leem trechos de suas cartas e de um livro inacabado que ela deixou. A ação faz parte da agenda da exposição Ocupação Zuzu, que abre no dia 1º de abril no Itaú Cultural.

Trata-se da maior exposição já realizada sobre o legado de Zuzu Angel, a estilista responsável pela gênese da identidade brasileira na moda nacional e internacional e que, no auge da carreira, perdeu o filho, assassinado pelo regime militar, e usou seu trabalho para denúncia e protesto contra a situação que se vivia no país. A curadoria da exposição é de Hildegard Angel, Itaú Cultural e Valdy Lopes Jr e estará em cartaz até 11 de maio, dia das mães.

#mulheresdepeitonamoda

Nesta edição, o SPFW apoia e promove a campanha Mulheres de Peito da Secretaria Estadual de Saúde no contexto da moda, beleza e autoestima. O projeto leva mensagens de superação a pacientes que enfrentam o câncer de mama. Costanza Pascolato, jornalista e empresária de moda, dá o seu testemunho e fala da importância do exame de prevenção em vídeo que será exibido durante o evento.

Modelos por um dia, oito mulheres se transformaram em personagens ícones do universo feminino e posaram para um editorial. A série fotográfica realizada com paciente do hospital Pérola Byington, centro de referência da saúde da mulher, ganha exposição na Sala SPFW no Parque Cândido Portinari.

FFW Shop

Os pequenos negócios do setor da moda têm espaço no São Paulo Fashion Week. A FFW Shop, lojinha de arte e design do SPFW, traz, nesta edição, uma curadoria de 20 marcas de objetos de decoração, entre mix de cerâmicas, luminárias, almofadas. Entre essas: Guacamole, Corporação de Ofícios, Seletti, Bento Store e Barro Blanco. Para os amantes de acessórios, a equipe da loja escolheu duas marcas de joias, Fabi Malavazzi e Lê Tolentino, os óculos Notiluca, as bolsas FAD e mais cinco marcas de bijoux. Na edição em que o SPFW tem atmosfera de galeria, a FFW Shop venderá obras de quatro dos artistas em exposição na mostra “Paisagem Entrópica”. Durante a semana, ocorrem no espaço quatro lançamentos de livros. No total, cinco novos títulos estarão à venda.

Agenda:
Dia 31 – Lançamento do livro Facehunter, do fotógrafo Yvan Rodic, das 18h às 20h;
Dia 1 – “Guia Prático dos Tecidos”, com sessão de autógrafos da autora Maria Helena Daniel, às 19h;
Dia 2 – “Bloom Brasil” e sessão de autógrafos de Li Edelkoort;
Dia 3 – “Arquivo Urbano”, de Jussara Romão, das 18h às 20h.